A primeira e única grande competição da natação brasileira em 2020 terá início nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Seguindo protocolos contra a covid-19, o Troféu Brasil terá nadadores como Bruno Fratus, premiação em criptomoeda e a importante ausência do Pinheiros, um dos principais clubes do País. A competição ainda contará com uma tomada de tempo à distância para compor a seleção brasileira.
Inicialmente, o Troféu Brasil estava marcado para abril. Mas, em razão da pandemia do novo coronavírus, precisou ter sua data alterada. Tornou-se, assim, a única grande competição nacional a ser disputada totalmente de forma presencial ainda neste ano. A disputas vão até sábado na piscina do Club de Regatas Vasco da Gama.
A mudança não aconteceu somente nas datas. O formato também foi afetado pela covid-19. Neste ano, o número de inscritos foi reduzido e somente 289 nadadores vão competir. No total, serão apenas 350 pessoas envolvidas em toda a competição.
Uma das exigências aos atletas é apresentar um exame PCR negativo ou teste sorológico reagente (IgG+) 72 horas antes da viagem para a competição. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) orienta aos atletas para “saírem de casa somente para treinar” após os testes. A entidade diz ainda que o nadador só deve “se deslocar do hotel para a piscina e da piscina ao hotel”.
A organização do Troféu Brasil só permitirá no local atletas com provas a serem disputadas no dia específico. Por isso, na entrada haverá a checagem da temperatura e também do nome do atleta quanto ao balizamento do dia. Além disso, o uso de máscara será obrigatório no local.
“Fizemos um protocolo muito seguro que visa a saúde e segurança dos atletas e comissão técnica. Todos que vão para o Rio de Janeiro devem apresentar um teste negativo e, chegando lá, tanto nos hotéis, como no local da competição teremos todos os cuidados de higiene e distanciamento social. Inclusive separando horários de entrada de atletas que competirão na etapa daqueles que irão apenas treinar”, diz Rodrigo Brochetto, médico da CBDA
A pandemia também exigiu uma mudança no regulamento. E vai permitir que atletas, que prefiram evitar o risco da viagem até o Rio, façam a tomada de tempo em suas federações. Se respeitadas algumas regras, estes tempos vão valer para a disputa da vaga na seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires, na Argentina, em 2021. A equipe nacional será formada no Troféu Brasil e terá somente atletas com menos de 20 anos. Estas tomadas podem valer ainda para o histórico e para o ranking do nadador.
“Estamos muito felizes com o retorno das competições presenciais, depois de tanto tempo com restrições em razão da covid-19. A expectativa é muito boa. Os atletas conseguiram voltar aos treinos há alguns meses e estão ansiosos para competir. Com certeza eles estão muito motivados para o Troféu Brasil”, afirma o diretor de natação da CBDA, Eduardo Fischer.
PREMIAÇÃO INOVADORA – Neste ano, o Troféu Brasil vai oferecer premiação em criptomoeda para algumas provas, como o revezamento 4×50 metros livre misto, e também para os donos dos melhores índices técnicos da competição. Os valores variam de R$ 500 a R$ 4.000,00, em bitcoin, e serão distribuídos por um novo patrocinador da CBDA.
“Esse é só um exemplo dos formatos criativos oferecidos por nós, associando atributos das marcas com os nossos eventos, além de todo o pacote de visibilidade já presentes como as transmissões ao vivo pela TV CBDA e ações que ocorrerão na piscina do Vasco da Gama e nos formatos digitais”, diz o diretor de negócios da CBDA, Daniel Mielzynski.
Na disputa, que terá eliminatórias às 9h30 e finais às 18h, o Troféu Brasil terá as presenças de Fratus, Guilherme Costa, o “Cachorrão”, e João Gomes Junior. Por outro lado, terá as baixas de Etiene Medeiros e Nicholas Santos.
Mas o principal desfalque será o Pinheiros. Atual pentacampeão do torneio, o clube paulistano decidiu não enviar sua delegação de 38 atletas em razão do aumento recente de casos de covid-19 em São Paulo.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.