Uma máquina trituradora de galhos instalada no Ecoponto Nova Marília, zona Sul da cidade, no começo de fevereiro, vem contribuindo de forma direta no serviço realizado no local pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública.
O uso do equipamento traz uma enorme economia para a administração do local e, de quebra, ainda gera adubo orgânico que pode ser retirado pelos moradores no local.
O maquinário é capaz de reduzir o volume de 10 caminhões lotados de galhos e folhagens em apenas um caminhão de material triturado. Ainda que sua capacidade diária de trabalho seja de triturar o conteúdo de três caminhões cheios.
Desta forma, todo o resíduo de podas e cortes de árvores que é devidamente recebido no Ecoponto Nova Marília pode ser alocado em menor espaço, além de gerar economia para o serviço público no transporte dos restos para o devido aterramento.
A administração do local relatou que moradores da região e usuários do serviço já estão buscando parte deste material orgânico triturado, que é entregue gratuitamente, para suplementação de outras plantas, além de forragem para gaiolas de aves domésticas e outras utilidades.
Marília possui três Ecopontos instalados na cidade e, até o momento, somente da região Sul recebe descartes de galhadas. Ele é instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, no bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h às 11h30.
O local recebe também papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas).
O volume dos resíduos de poda ou corte de árvores pode ter até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d’água de mil litros. Acima disto, é indicado que o morador ou profissional de poda contrate um serviço particular para fornecimento de caçamba.
OUTROS ECOPONTOS
O Ecoponto Oeste fica na rua Alcides Caliman, 704, Jardim Califórnia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus (dois pneus por CPF diariamente).
Já o Ecoponto Norte, é instalado na rua Paulino Botelho Vieira, 643, no Jardim Santa Antonieta. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus.
“Nós estamos trabalhando para manter a cidade limpa e melhorando a eficiência a cada dia. Solicito aos moradores de Marília que nos ajude, descartando corretamente o lixo. Isso facilita o trabalho do mutirão e, assim, é possível atender mais locais rapidamente, para que a manutenção chegue para todos os moradores da cidade”, solicitou o secretário de Limpeza Pública e Serviços Urbanos, Valderlei Dolce.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.