Abelardo e Vinicius Camarinha (PSB) – (Foto: Arquivo/Divulgação)
O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concluiu nesta terça-feira (19) o julgamento dos embargos de declaração do processo em que Abelardo (Podemos) e Vinicius Camarinha (PSB) foram condenados à inelegibilidade em julho deste ano.
A corte acolheu parcialmente o recurso, apenas para esclarecimentos quanto à condenação. No entanto, não houve alteração no mérito da decisão de segunda instância, do próprio TRE, que tornou a dupla inelegível.
Eles foram condenados por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação em 2016, durante campanha eleitoral para a Prefeitura de Marília.
Diante da condenação, os direitos políticos da dupla foram suspensos por oito anos e Abelardo Camarinha, que vem declarando a intenção de disputar as próximas eleições, está impedido de concorrer. A decisão não afeta o atual mandato de Vinicius como deputado estadual.
A denúncia contra Vinicius e Abelardo foi realizada pela coligação “Marília Desenvolvimento Sem Corrupção” (PSDB/PMDB/PTB/PV/PCdoB/PPS), do então candidato Daniel Alonso.
Entenda
O agora prefeito de Marília alegou que os condenados utilizaram a influência da mídia para favorecer o candidato Vinicius e seu vice Élio Eiji Ajeka.
“Trata-se de uma ação de investigação eleitoral ajuizada após as eleições de 2016 em decorrência do abuso do poder econômico e político do grupo Camarinha”, explicou o advogado Alexandre Sala, que representa a coligação e o prefeito Daniel Alonso.
“Embora o robusto conjunto probatório, em primeira instância a ação foi julgada improcedente”, detalhou Sala. “Contudo”, disse ele, “o recurso [à segunda instância] foi julgado revertendo a decisão do juiz eleitoral de Marília”.
A decisão de julho do TRE também condenou outros envolvidos, como o candidato a vice-prefeito Élio Ajeka, o radialista Wilson Matos (rádio 950), o diretor da TV Marília, Antonio Alpino Filho (Toni), Vicente Giroto (rádio Jovem Pan) e a diretora do lacrado jornal Diário, Sandra Mara Norbiato, que também é apontada em outro processo como ‘laranja’ dos Camarinhas no veículo de comunicação.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.