Uma criança com sangue de tipo raríssimo internada no Hospital das Clínicas (HC) de Marília precisou da transfusão de bolsas enviadas por doadores residentes em dois estados e no Distrito Federal.
O caso foi divulgado nas redes sociais do Hemocentro de Marília, unidade de saúde vinculada ao HC e responsável pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue, além de outros serviços.
Segundo a postagem, o paciente, um garoto de sete anos de idade, cuja identidade não foi divulgada, passava por tratamento de pneumonia e crise falcêmica, que é a piora súbita da anemia.
O sangue raro do tipo U é caracterizado por apresentar antígenos pouco comuns ou pela ausência de determinados antígenos encontrados na maioria da população. Um dos sistemas sanguíneos menos frequentes é o U-, presente em menos de 1% da população. A identificação e manutenção de um banco de doadores compatíveis são fundamentais, pois a indisponibilidade pode dificultar transfusões urgentes e tratamentos médicos essenciais.
Diante da gravidade do caso, foi necessário o acionamento de bolsas de sangue de doadores dos tipos O+ e U- residentes em Marília, em Brasília e no Ceará. O Ministério da Saúde providenciou o transporte.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.