Polícia

TJ-SP aumenta pena de trio condenado por ‘Tribunal do Crime’

Rodrigo foi assassinado pelo ‘Tribunal do Crime’ (Foto: Arquivo)

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) aumentou a pena de três réus condenados por integrar um ‘Tribunal do Crime’, ligado a uma facção criminosa que matou o empresário Rodrigo Maniscalco Housell, de 39 anos, em 19 março de 2016, na favela do Argollo Ferrão, zona Oeste de Marília.

O trio havia sido condenado em julgamento ocorrido em agosto do ano passado. A defesa e a acusação recorreram da sentença e por votação unânime, os desembargadores da 9ª Câmara de Direito Criminal – Sérgio Coelho, Grassi Neto e Alcides Malossi Junior – acolheram o pedido do Ministério Público aumentando a pena dos réus.

Érika Pereira de Almeida Lemos que havia sido condenada a 14 anos por homicídio qualificado e um ano e dois meses por associação criminosa, teve a pena aumentada para 19 anos de prisão.

Leandro Aparecido Moraes que tinha sido condenado a 18 anos por homicídio qualificado, um ano e dois meses por ocultação de  cadáver e um ano e dois meses por associação criminosa, agora teve a pena elevada para 22 anos e quatro meses, mais 11 dias de multa.

Por fim, João Augusto Campos da Silva havia recebido a condenação de 12 anos por homicídio qualificado, um ano por ocultação de cadáver e um ano por associação criminosa. Agora vai ter que cumprir 18 anos de reclusão além de 10 dias de multa.

 

O crime

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, por volta de 16h40, os acusados mataram a vítima por motivo torpe, utilizando recurso que dificultou a defesa de Rodrigo.

Após o homicídio o corpo foi jogado em um ‘buracão’, para ocultação do cadáver, no final da rua Fernando Sérgio Mazzini, no bairro Vila D’Itália, fundos da favela do Argollo.

O crime teria sido motivado porque Rodrigo foi acusado por uma ex-namorada de ter abusado da filha dela. O caso foi investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), porém em laudo de exame de corpo de delito, foi constatado a inexistência de conjunção carnal.

Mesmo assim, o empresário foi submetido ao ‘Tribunal do Crime’ e condenado à morte por integrantes de uma facção criminosa.

No dia 8 de março de 2016, a vítima já tinha sido sequestrada, encarcerada e torturada para que confessasse o suposto estupro. Porém policiais militares flagraram quando Rodrigo era levado a outro local e culminou com a prisão de Celso Ricardo Verga Piveto, Yan Silva Ferreira, Jeferson Luís Inácio, além da apreensão de um adolescente.

Na data do crime a vítima foi sequestrada no interior da favela, mantida em cárcere privado e executado. Rodrigo foi apedrejado e recebeu pauladas na cabeça até a morte.

Todos os envolvidos no crime foram presos pela Polícia Militar no mesmo dia do assassinato.

Outros envolvidos

Em junho do ano passado também foram julgados, Giulio Borges Tormente e Michel Marlon Valderrama, pela participação na morte do empresário.

Os jurados acolheram parte da tese, os dois respondiam por homicídio qualificado consumado, ocultação de cadáver e associação a facção criminosa.

Os réus foram absolvidos pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver e condenados pela associação a facção criminosa, com pena de um ano em regime aberto.

Rodrigo foi assassinado em 2016 (Foto: Arquivo pessoal)

Daniela Casale

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

47 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

1 hora ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

1 hora ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.