Marília

Codemar deverá extinguir cargos após decisão do TJ

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) julgou procedente a ação de inconstitucionalidade em oito cargos comissionados – com livre nomeação, sem concurso – na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar).

A decisão do colegiado composto por 25 desembargadores foi proferida na tarde desta quarta-feira (13), mas a íntegra da decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado. Havia um pedido de sustentação oral, que foi negado pelo órgão.

Os cargos são de diretor administrativo, diretor jurídico, chefe de pavimentação, chefe geral de serviços, chefe de compras e licitações, chefe de engenharia e obras civis, chefe do setor de medicina do trabalho e chefe do setor de engenharia e segurança do trabalho.

A ação foi iniciada após representação feita pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Marília Transparente (Matra).

Foi o mesmo roteiro seguido para a extinção de cargos comissionados no Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e da Câmara.

A entidade mostrou ao Ministério Público Estadual, que fez a denúncia à Justiça, que seria inconstitucional a criação de cargos e empregos em comissão que não retratam atribuições de assessoramento, chefia e direção.

Na análise feita pela promotoria, as atribuições de outros cargos atualmente comissionados na verdade são técnicos, burocráticos, operacionais e profissionais, que não necessitam de vínculo especial de confiança e lealdade.

Por isso, essas vagas deveriam ser ocupadas por funcionários de carreira devidamente concursados.

Codemar

A Codemar é uma sociedade de economia mista. Ou seja, entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para o exercício de atividade econômica onde o Poder Público detém 95,8 % de suas ações.

Tem como principais atividades a pavimentação asfáltica, recapeamento, construção de guias e sarjetas, conservação e manutenção de pavimentação asfáltica de vias urbanas, terraplenagem e construção civil e outras atividades correlatas

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

3 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

3 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

3 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

3 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

4 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

7 horas ago

This website uses cookies.