Marília

Motoristas já podem ser multados na Zona Azul

Nova Zona Azul Digital começa a funcionar efetivamente em Marília (Foto: Divulgação)

A partir desta quarta-feira (15) quem estacionar o carro no perímetro delimitado da Zona Azul de Marília – por mais de 15 minutos – e não utilizar o cartão de estacionamento rotativo, estará sujeito à multa. Terminou o prazo de 30 dias de adaptação ao sistema.

Os condutores podem ativar o ticket do estacionamento rotativo por meio de aplicativo, nos totens eletrônicos de autoatendimento (parquímetros), com os agentes da concessionária do serviço ou nos estabelecimentos comerciais credenciados.

A empresa Rizzo Parking, responsável pelo sistema no município, opera mais de três mil vagas na área central da cidade e também na região da avenida das Esmeraldas e da praça Maria Izabel (Catedral de São Bento).

O custo é de R$ 2 a hora e R$ 4 por duas horas. Do total de vagas, 5% são reservadas a idosos e 2% para deficientes.

Motos, idosos e usuários com necessidades especiais não pagam, mas precisam respeitar o limite máximo de duas horas de uso da vaga.

A nova Zona Azul de Marília funciona para carros, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e, das 8h às 13h, aos sábados.

Para o presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), Valdeci Fogaça, que fiscaliza o serviço, o objetivo é – certamente – beneficiar o comércio. “Haverá vagas para aqueles que precisam estacionar para os seus afazeres. Com isso, a gente vai garantir essa rotatividade na utilização dessas vagas”, pontua.

Fogaça lembra ainda que o motorista notificado por não ativar o ticket de estacionamento terá 48 horas para regularizar a situação.

A autuação implica em multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Para evitar essa consequência, o motorista notificado pela empresa terá 48 horas para regularizar a situação. Ele pagará dez vezes o valor da cartela e ficará regular, sem correr riscos de ser autuado”, explica o presidente da Emdurb.

APLICATIVO

A empresa tem estimulado os munícipes a fazerem o download do aplicativo. A ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS.

Basta o usuário identificar a cidade, preencher os dados de cadastro e, a partir daí, fazer as operações quando usar uma das vagas.

O sistema oferece a opção de compra de créditos em que o monitor faz a leitura automática do estacionamento e desconta o serviço.

CONTRATO

Vencedora em licitação finalizada no início desse ano, a empresa Rizzo Parking pagou outorga no valor de R$ 1,3 milhão para ter direito a explorar o serviço. O tempo de contrato é de 15 anos.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem é internado em estado grave após ser espancado e abandonado em via pública

A Polícia Civil de Marília apura uma violenta agressão que deixou um homem de 47…

9 minutos ago

Furtos de veículo mobiliza polícia e inclui moto sem identificação em condomínio

Duas ocorrências envolvendo motocicletas mobilizaram as forças de segurança de Marília nesta quarta-feira (24). Embora…

53 minutos ago

Parque da Criança tem licitação homologada e obra de R$ 20,9 mi avança

Parque da Criança será construído por consórcio após ordem de serviço da Prefeitura de Marília…

1 hora ago

PIB promove noite country com comidas típicas, música e programação para a família

Trajes típicos e canções de louvor com o estilo sertanejo fazem parte da programação (Foto:…

1 hora ago

Marília se antecipa e garante reajuste do piso nacional do magistério

Rede municipal de ensino conta com 1.538 professores (Foto: Marília Notícia) A sanção da Lei…

2 horas ago

Adolescente é apreendido com drogas e foragido é preso por desacato e resistência

Entorpecentes apreendidos pela Polícia Civil na zona sul de Marília (Foto: Divulgação/Polícia Civil) Policiais Civis…

2 horas ago

This website uses cookies.