Colunas

Tente a maçã

Volto ao tema Raul Seixas por dois importantes motivos: suas músicas ainda dialogam com várias etapas da minha vida e pela proximidade dos 35 anos de sua partida terrestre. Raul embarcou para fora do combinado – como Rolando Boldrin dizia sobre quem nos deixava – em 21 de agosto de 1989.

Já relatei sobre a minha experiência em frente ao edifício Aliança, no ‘baixo’ Augusta (São Paulo), em uma crônica anterior, contudo, as mensagens de Raul me inspiram para esta crônica. ‘Tente outra vez’ e ‘A maçã’ são as duas canções que, na recente contemporaneidade da minha existência, me alicerçam a não sofrer mais.

Mantra da resiliência, ‘Tente outra vez’ me persegue desde quando não ia bem nas provas de matemática e, nervoso pelos números e equações embaralharem o meu cérebro, colocava a K7 do meu irmão no toca-fitas do quarto, e lá ia estudar as intermináveis apostilas da saudosa professora Mara. ‘A maçã’, de sentido mais complexo, me auxiliou – e ajuda – a compreender determinadas situações da nossa existência. Situações, estas, inclusive, bem mais complexas e muito mais intrincadas, espinhosas, do que as tarefas de matemática do ginásio.

Juntei as duas músicas e saiu o título: ‘Tente a maçã’. A maçã tem sua relevância na história da humanidade. Foi por uma delas que Adão e Eva receberam a expulsão do paraíso. Teria sido uma maçã que despertou Isaac Newton para uma compreensão maior, a da gravidade. A de que tudo que sobe, desce. E se tudo que sobe, desce, obviamente tudo que nasce, morre. Mas os meus poetas concretistas me ensinaram a ir além: nascerenascerenasceenasce.

Haroldo de Campos reconstrói cada palavra neste ato contínuo de estar sempre recomeçando. Uma das filhas de Raul Seixas, a Vivi Seixas, fez uma declaração muito precisa sobre o pai: ele estaria mais vivo do que muitos vivos aqui estão. Raul Seixa é vivo porque suas palavras ainda ecoam sentimentos, relatam mensagens, amor e ensinamento, além da verdade. Ainda que o poeta possa fingir a própria dor, a dor que sente, mas a dor existe e isto sim é uma verdade.

Em muitas fases de nossas vidas a dor – assim como a maçã – está presente. Dostoiévski, o grande escritor russo, ensina que para se escrever bem, primeiro é preciso sofrer. O sofrimento em forma de dor, ou de maçã, é um grande professor – ou professora – e para poetas, como Raul Seixas, Haroldo Campos e Rolando, dissabores e desenganos são traduzidos em mensagem de perseverança (‘Tente outra vez’) e em compreensão do próximo (‘A maçã’). Por isso, tentamos a maçã, sempre.

***

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (Mustache Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com.

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

48 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

48 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

48 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

48 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

48 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

48 minutos ago

This website uses cookies.