Política

‘Tem que diferenciar comunidades’, diz Lottenberg

Principal referência da comunidade judaica no Brasil, o médico oftalmologista Claudio Lottenberg, de 62 anos, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Albert Einstein e presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), acredita que os gestos do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Estado de Israel são uma tentativa de aproximação com a comunidade evangélica.

Cauteloso ao falar de eleições, Lottenberg, que não declara seu voto, avaliou esse nessa entrevista ao Estadão que o discurso de ódio na política surgiu com movimentos nacionalistas, sejam eles de extrema direita ou esquerda.

No começo do mandato, o presidente Jair Bolsonaro deu um tratamento especial à comunidade judaica e prometeu até levar a embaixada do Brasil para Jerusalém. Ele conseguiu estabelecer uma relação?

No início do mandato, o presidente Bolsonaro teve uma postura muito positiva com o Estado de Israel. Isso não significa somente a comunidade judaica, mas principalmente a comunidade evangélica. É importante destacar que a identidade do Estado judeu não é importante somente na lógica dos judeus. Hoje o papel dos evangélicos é muito importante. Ele teve uma aproximação com o Estado de Israel. A gente tem que diferenciar o que significa a relação com a comunidade judaica, com o Estado de Israel e com a comunidade evangélica.

Como deve ser feita essa diferenciação?

Ele de fato teve um papel de aproximação com o Estado de Israel. Desde o primeiro momento a gente percebeu isso com a ida do então primeiro ministro, Binyamin Netanyahu, para a posse do presidente Bolsonaro. Em um segundo momento, o próprio presidente fez a primeira viagem internacional para Israel. Isso criou uma aproximação com simpatizantes do Estado de Israel, que é a comunidade judaica e a evangélica e outras pessoas que enxergam como um patrimônio do Estado democrático do Oriente Médio.

Até que ponto essa aproximação do presidente com o Estado de Israel foi uma tentativa de buscar apoio no eleitorado evangélico?

Isso está presente no movimento de reeleição do presidente. Ele tem um apoio muito forte do segmento evangélico. O presidente tinha a visão da importância do que significaria para ele em termos de bônus político.

Hoje, a comunidade judaica no Brasil apoia majoritariamente o presidente da República na campanha?

A comunidade judaica é plural, é um recorte da sociedade brasileira. Temos judeus de direita e de esquerda, liberais e mais conservadores. A presença do voto judaico se manifesta entre todos os candidatos. Impossível fazer qualquer avaliação sobre quem tem maioria, Lula ou Bolsonaro.

Qual foi a repercussão na comunidade judaica da visita ao Bolsonaro da deputada alemã Beatrix von Storch, neta de um ministro de Hitler?

Naquele momento a comunidade judaica se manifestou de maneira formal. Ninguém enxergou isso de forma positiva.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

11 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

11 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

11 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.