Marília

Telemarketing perde 208 vagas em Marília no último trimestre

Perfil de operadores de telemarketing em Marília é de maioria jovem, feminina e com escolaridade até Ensino Médio (Foto: Divulgação/Paschoalotto)

As vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo sofreram redução de 208 postos de trabalho em Marília, apenas no segundo semestre deste ano. Houve 508 admissões e 716 demissões no período.

Os números constam na pesquisa de Emprego Formal da Fundação Seade do governo de São Paulo publicada nesta quarta-feira (6). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o levantamento, o perfil dos 508 admitidos no telemarketing é de ampla maioria com formação até Ensino Médio – 444, ante 42 que não avançaram além do Fundamental e 22 que cursavam curso superior –, de mulheres (66,7%) e de jovens (79,5%).

Conhecida por sua alta rotatividade, o mercado de telemarketing ficou muito acima de outras ocupações que perderam postos de trabalho no segundo semestre. O segundo da lista, de atendente de lojas e mercados, com 27 demissões.

Os números são mais equilibrados na relação de contratações no período. A diversificada indústria alimentícia da cidade fechou com saldo de mais 84 alimentadores de linha de produção e o comércio, com 66 vendedores de saldo positivo.

CENÁRIO ESTÁVEL

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, Marília terminou julho com estreita margem positiva de 10 postos de trabalho. Foram registradas 2.485 admissões e 2.475 demissões.

Dos cinco setores de atividades pesquisados pela Fundação Seade, a cidade apresentou saldo positivo em julho. O comércio contratou 758 e dispensou 677 (81); a construção, 199 e 167 (32) e a indústria, 399 e 374 (25).

O setor de serviços foi o que mais contratou (1.114), mas demitiu até quem já havia sido empregado antes (1.229), restando um saldo negativo de 115 vagas formais. Na Agricultura, Pecuária e Abastecimento contratou-se 15 e dispensou-se 28 (-13).

Na análise trimestral, Marília acumula um saldo positivo de 308 vagas formais – variação de apenas 0,5% ao mesmo período anterior. Na soma de julho de 2022 a julho de 2023, há 1.147 empregados a mais (1,7% acima do ano anterior).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

MP instaura inquérito para apurar regularidade de empreendimento em Marília

Praia do Valle foi lacrado por tempo indeterminado (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia) O Ministério Público…

8 horas ago

Chuck Norris, astro de filmes de ação e dos memes, morre aos 86 anos

Chuck Norris faleceu nesta quinta-feira (19), aos 86 anos, segundo informou família (Foto: redes sociais)…

13 horas ago

Pedido de destaque de Fux adia julgamento sobre privatização da Sabesp

Pedido do ministro Luiz Fux zera votação virtual e envia caso para plenário físico do…

13 horas ago

Cmed multa distribuidoras de medicamentos e defende regulamentação do setor

Câmara aplicou R$ 13,5 milhões em multas a distribuidoras de remédios (Foto: Arquivo/MN) A Câmara…

14 horas ago

Lei estadual batiza viaduto da SP-294 em homenagem a Milton Tédde

Empresário e filantropo Milton Tedde, homenageado com nome de viaduto na SP-294 (Foto: Divulgação) A…

14 horas ago

DIG de Marília prende acusado de matar homem em estrada rural de Nóbrega

Homicídio é apurado pela Delegacia de Investigações Gerais (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia) A Delegacia de…

15 horas ago

This website uses cookies.