Marília

Telemarketing perde 208 vagas em Marília no último trimestre

Perfil de operadores de telemarketing em Marília é de maioria jovem, feminina e com escolaridade até Ensino Médio (Foto: Divulgação/Paschoalotto)

As vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo sofreram redução de 208 postos de trabalho em Marília, apenas no segundo semestre deste ano. Houve 508 admissões e 716 demissões no período.

Os números constam na pesquisa de Emprego Formal da Fundação Seade do governo de São Paulo publicada nesta quarta-feira (6). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o levantamento, o perfil dos 508 admitidos no telemarketing é de ampla maioria com formação até Ensino Médio – 444, ante 42 que não avançaram além do Fundamental e 22 que cursavam curso superior –, de mulheres (66,7%) e de jovens (79,5%).

Conhecida por sua alta rotatividade, o mercado de telemarketing ficou muito acima de outras ocupações que perderam postos de trabalho no segundo semestre. O segundo da lista, de atendente de lojas e mercados, com 27 demissões.

Os números são mais equilibrados na relação de contratações no período. A diversificada indústria alimentícia da cidade fechou com saldo de mais 84 alimentadores de linha de produção e o comércio, com 66 vendedores de saldo positivo.

CENÁRIO ESTÁVEL

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, Marília terminou julho com estreita margem positiva de 10 postos de trabalho. Foram registradas 2.485 admissões e 2.475 demissões.

Dos cinco setores de atividades pesquisados pela Fundação Seade, a cidade apresentou saldo positivo em julho. O comércio contratou 758 e dispensou 677 (81); a construção, 199 e 167 (32) e a indústria, 399 e 374 (25).

O setor de serviços foi o que mais contratou (1.114), mas demitiu até quem já havia sido empregado antes (1.229), restando um saldo negativo de 115 vagas formais. Na Agricultura, Pecuária e Abastecimento contratou-se 15 e dispensou-se 28 (-13).

Na análise trimestral, Marília acumula um saldo positivo de 308 vagas formais – variação de apenas 0,5% ao mesmo período anterior. Na soma de julho de 2022 a julho de 2023, há 1.147 empregados a mais (1,7% acima do ano anterior).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.