Marília

Telemarketing perde 208 vagas em Marília no último trimestre

Perfil de operadores de telemarketing em Marília é de maioria jovem, feminina e com escolaridade até Ensino Médio (Foto: Divulgação/Paschoalotto)

As vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo sofreram redução de 208 postos de trabalho em Marília, apenas no segundo semestre deste ano. Houve 508 admissões e 716 demissões no período.

Os números constam na pesquisa de Emprego Formal da Fundação Seade do governo de São Paulo publicada nesta quarta-feira (6). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o levantamento, o perfil dos 508 admitidos no telemarketing é de ampla maioria com formação até Ensino Médio – 444, ante 42 que não avançaram além do Fundamental e 22 que cursavam curso superior –, de mulheres (66,7%) e de jovens (79,5%).

Conhecida por sua alta rotatividade, o mercado de telemarketing ficou muito acima de outras ocupações que perderam postos de trabalho no segundo semestre. O segundo da lista, de atendente de lojas e mercados, com 27 demissões.

Os números são mais equilibrados na relação de contratações no período. A diversificada indústria alimentícia da cidade fechou com saldo de mais 84 alimentadores de linha de produção e o comércio, com 66 vendedores de saldo positivo.

CENÁRIO ESTÁVEL

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, Marília terminou julho com estreita margem positiva de 10 postos de trabalho. Foram registradas 2.485 admissões e 2.475 demissões.

Dos cinco setores de atividades pesquisados pela Fundação Seade, a cidade apresentou saldo positivo em julho. O comércio contratou 758 e dispensou 677 (81); a construção, 199 e 167 (32) e a indústria, 399 e 374 (25).

O setor de serviços foi o que mais contratou (1.114), mas demitiu até quem já havia sido empregado antes (1.229), restando um saldo negativo de 115 vagas formais. Na Agricultura, Pecuária e Abastecimento contratou-se 15 e dispensou-se 28 (-13).

Na análise trimestral, Marília acumula um saldo positivo de 308 vagas formais – variação de apenas 0,5% ao mesmo período anterior. Na soma de julho de 2022 a julho de 2023, há 1.147 empregados a mais (1,7% acima do ano anterior).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

17 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

17 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

17 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

17 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.