Categories: Marília

TCE suspende licitação com suspeita de fraude em Marília

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) suspendeu o pregão presencial nº 306/14, do tipo menor preço global de cada lote, que tem por objeto o “registro de preços para eventual fornecimento de gêneros alimentícios destinados a diversas Secretarias Municipais”.

Em abril o órgão havia determinado à Prefeitura a confecção de novo edital, pois o apresentado continha elementos que restringiam a participação de várias empresas, ou seja, havia a suspeita de fraude para beneficiar algumas pessoas.

Após edição, o documento tornou a apresentar as mesmas falhas. Em decorrência disso, o TCE determinou a suspensão do processo licitatório e qualquer medida corretiva no edital até a próxima deliberação do órgão.

Entenda

O órgão determinou a confecção de novo edital porque havia sido verificada a existência de exigências no edital que aparentam restringir a participação e a competitividade do certame.

O documento do TC apontou que as duas empresas denunciaram a existência de incompatibilidade na determinação dos lotes do edital de licitação para fornecimento de gêneros alimentícios, pois houve no Lote 1 (estocáveis) produtos que deveriam integrar o Lote 2 (formulados). Também foi informado que empresas fornecedoras de produtos industrializados não seriam as mesmas que fornecem temperos ou grãos.

Outros argumentos apresentados foram: houve excesso de especificações nos itens “caldo de carne com baixo teor de sódio” e “lei em pó integral instantâneo”, cuja composição dos produtos apresenta valores exatos, afastando marcas líderes e tradicionais do mercado; os valores estimados para a aquisição de alguns produtos encontram-se acima do praticado no mercado comum, o que implica na elevação da proposta de preços; a licitação foi contra o artigo 9º da Lei federal nº 8.666/93, o qual veda a participação de “empresas cujos representantes legais, gerentes, administradores ou sócios administradores tenham vínculos de parentesco consanguíneos ou por afinidade, até o terceiro grau com representantes legais, administradores, gerentes ou sócios administradores de outra empresa que pretenda participar do presente certame licitatório”.

Fonte: Matra

Marília Notícia

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

10 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

12 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

12 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

12 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

15 horas ago

This website uses cookies.