Prefeito Vinicius Camarinha: multado pela Justiça (Foto: Arquivo)
O TC-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) aplicou multa de R$ 3.400,00 ao Prefeito Vinicius Camarinha (PSB) em decorrência da restrição à participação e à competitividade na licitação nº 073/2015, que tem por objetivo a compra de material escolar. O certame chegou a ser suspenso após duas empresas concorrentes apresentarem queixas sobre as exigências feitas no edital de licitação.
Uma das empresas foi contra a exigência de, no mínimo, dois atestados de capacidade técnica, a especificação das agendas escolares e o julgamento por valor global. A outra afirmou que o relançamento do edital desatendeu as determinações anteriores do TC-SP, pois manteve as especificações dos itens estojo e pasta escolar e da não segregação das agendas. A reclamante também afirmou ser contra a exigência de apresentação de amostras em embalagem original.
Na prática, a Justiça disse que a Prefeitura de Marília ‘inventa’ certas obrigações, para que empresas ‘amigas’ da administração municipal sejam beneficiadas.
Chamada a apresentar justificativas, a Prefeitura afirmou que o julgamento do certame pode ser feito por valor global; que não houve direcionamento da marca dos produtos; que as descrições do estojo e pasta escolar são comumente encontrados no mercado; e que a solicitação de amostras está amparada por jurisprudência TC-SP.
Porém, o órgão não acolheu todos os argumentos apresentados pela municipalidade. “Ressalve-se que o poder discricionário da Administração lhe permite, mediante adequada justificativa técnica inserta nos autos do procedimento de licitação, intentar a aquisição de produtos com especificação superior à média encontrada no comércio. Tais condições, porém, vedam a inclusão desses materiais em lote de itens comuns, devendo sua aquisição se dar de forma segregada dos demais elementos”, afirmou o órgão.
Além da aplicação da multa, o TC-SP determinou que a Prefeitura prossiga com a licitação, porém no edital deve constar o agrupamento dos materiais, segregando os itens impugnados para disputa em separado. Agora, Administração terá que publicar no edital de licitação e apresentar novos prazos.
Fonte: Matra
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.