Com o índice de transmissão (número efetivo de reprodução – Fator RT) de 0,86, a região de Marília está na condição de “provável controle da pandemia”. É o que mostra estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgado por meio da ferramenta SP Covid-19 Info Tracker.
O levantamento é regional e considera o desempenho dos 62 municípios que fazem parte da Direção Regional de Saúde (DIR-IX Marília).
Quando o RT está em 1, significa que cada morador com Covid-19 pode transmitir o vírus para mais uma pessoa. Para haver controle da pandemia, o ideal é que a taxa fique abaixo deste número; quanto menor mais rápido pode ocorrer a tão sonhada erradicação da doença.
A informação traz alívio, já que a taxa oscilou e chegou a ultrapassar 1 no final de agosto. O indicador mais baixo em Marília e adjacências nesse ano foi registrado no dia 13 de julho: 0,57.
O fisiopatologista, professor e pesquisador da Unesp em Marília, Vitor Engracia Valenti, explica que o número efetivo de reprodução é obtido e projetado com base em modelos matemáticos inteligentes de epidemiologia.
Os sistemas combinam a dinâmica de contágio do novo coronavírus com técnicas de inteligência artificial.
OUTROS RESULTADOS
A região de Bauru tem índice melhor que Marília, com 0,59. A cidade de São Paulo vê o indicador aumentar desde o dia 26 de agosto. O RT oscilou entre 0,59 em meados de julho, 1,11 em 8 de agosto, 0,87 no final do mês passado e agora está em 1.
Atualmente, a região de Araraquara tem o menor Fator RT do Estado de São Paulo, 0,49. A situação é mais delicada na Grande São Paulo Oeste, com 1,11 – que faz parte da área a chamada Rota dos Bandeirantes, com as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora de Bom Jesus e Santana do Parnaíba.
O segundo maior índice (1,05) é da região Sudoeste ou o trecho dos mananciais, com Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Os dados completos [clique aqui] podem ser conferidos diretamente na plataforma utilizada pela Unesp.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.