Marília

Contágio da Covid em Marília volta ao índice de junho

(Reprodução: Info Tracker/Unesp – USP)

Com tendência de alta e recorde previsto para sexta-feira (28), a taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 em Marília voltou ao patamar de junho de 2021, momento mais crítico desde o início da pandemia. A diferença é que agora a cidade enfrenta a onda com uma alta cobertura vacinal.

Relatório do SP Covid-19 sistema Info Tracker – iniciativa que une pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP) – indica que a região de Marília atingiu nesta quarta-feira (26), taxa de transmissão de 1,55.

Isso significa que cada duas pessoas contaminadas resultam em mais três com Covid-19. Para o controle da infecção, é preciso que esse número fique abaixo de 1.

A pedido do Marília Notícia, o pesquisador e professor de fisiopatologia da Unesp Marília, Vitor Engrácia Valenti, que realiza estudos com base em padrões matemáticos, analisou os dados específicos do município e identificou Rt equivalente à Regional.

“Considerando os últimos 14 dias com casos diários, o valor da taxa de reprodutividade é de 1,5. Subiu bastante nestas últimas duas semanas. Como os dados notificados estão atrasados em relação à transmissão real, a tendência é que a taxa aumente nos próximos sete dias”, explica.

Outras regiões do Estado de São Paulo estão com indicador mais elevado que Marília – o que pode significar tanto uma efetiva transmissão elevada como melhores instrumentos de acompanhamento. Ou seja, testes.

É o caso da região de São José do Rio Preto, que aparece no relatório do sistema Info Tracker com Rt de 1,90. Piracicaba e municípios adjacentes têm 1,86 e Bauru 1,84 de taxa de replicação do vírus.

Para se ter uma ideia da expansão de casos, se a taxa atingir 2, significa que o vírus tem o potencial para dobrar o número de contaminados, a cada intervalo de 15 dias.

O padrão é coincidente com o cenário epidemiológico descrito em países como Reino Unido e EUA, onde a variante ômicron se mostrou mais transmissível e menos letal, principalmente, entre as pessoas vacinadas.

EFEITO ÔMICRON

Acompanhamento feito pelo MN mostra que a média móvel na cidade atingiu um novo recorde nesta quarta-feira (26). Considerando a média entre os sete últimos dias, foram 366 novos casos de Covid-19.

No dia 17 de junho de 2021 – período crítico da pandemia, pelo elevado número de mortes -, a cidade havia registrado média de 325 novos casos, porém, com predominância de outras variantes e cobertura vacinal ainda pequena.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

58 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.