Brasil e Mundo

Taxa de investimento chega a 19,2%, a maior desde 2014

A taxa de investimento do País subiu a 19,2% do PIB em 2021, maior patamar desde 2014, segundo o IBGE. No entanto, parte relevante da melhora pode estar inflada por um aumento maior nos preços dos bens de capital do que nos preços da economia como um todo, o que lança dúvidas sobre a força dos investimentos para puxar o crescimento econômico.

Um estudo do Ibre/FGV já havia demonstrado que, no 3.º trimestre do ano passado, enquanto a inflação geral acumulava aumento de 9,9% em um ano, os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, cálculo dos investimentos no PIB) tinham encarecido 15,3%.

Outros dois fenômenos ocasionais também estariam por trás desse crescimento. Um é a internalização abrupta das plataformas de petróleo, por conta de uma operação apenas contábil: a mudança no Repetro, que permitiu a empresas transferirem o título de propriedade desses equipamentos de subsidiárias no exterior para a sede brasileira. O segundo foi o forte crescimento dos investimentos em tratores e outras máquinas agrícolas, e em caminhões e ônibus, ambos muito influenciados pelos preços internacionais de commodities.

“Temos de ter um pé atrás com essa alta na taxa de investimentos Ela não quer dizer que estamos com uma economia pujante”, disse Ricardo Barboza, pesquisador do Ibre/FGV.

Agência Estado

Recent Posts

Dublin Residence devolve R$ 2,2 milhões em economia de obra para os compradores

Dublin Residence ao centro, com London à esquerda, Zurich à direta e o Marselha e…

12 horas ago

Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos

Vítima perdeu a vida após trágico acidente na SP-270 em Ourinhos (Foto: Artesp) Uma enfermeira…

18 horas ago

Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados

Maria Flávia morreu nesta madrugada (Foto: Divulgação) A Justiça de Assis condenou nesta quinta-feira (18)…

18 horas ago

Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado

Gabriel foi barbaramente assassinado na frente da família, que foi impedida de agir pelo irmão…

18 horas ago

Dani Alonso e Capitão Augusto propõem fornecimento de caneta emagrecedora pelo SUS

Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação) A Deputada Estadual Dani Alonso (PL),…

18 horas ago

Dise apreende drogas escondidas em urso de pelúcia e apreende arma na região

Responsável pelo urso de pelúcia com drogas é investigado pela Dise de Tupã (Foto: Divulgação/Dise…

19 horas ago

This website uses cookies.