Categories: Brasil e Mundo

Surto: Saiba se proteger do Zika vírus

O Aedes Aegypt ficou conhecido no Brasil como o transmissor do vírus da dengue, mas o mosquito também é responsável pela febre Chicungunya, parecida com a dengue, mas que ainda atinge as articulações. Agora, ele desafia a medicina ao se tornar transmissor do Zika vírus.

Mas já se sabe que o Zika vírus é uma ameaça mais assustadora do que se imaginava: as autoridades de saúde descobriram a relação dele com a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que provoca paralisia e pode levar à morte.

Nesta semana, o Ministério da Saúde confirmou: o Zika vírus também está relacionado com o surto de microcefalia em centenas de bebês nascidos nos últimos meses. Em muitos casos, as gestantes nem sabiam que tinham o vírus.

O assunto é tão novo que nem os médicos têm todas as respostas, por isso, o mais importante é se prevenir! Pacientes com a “febre Zika” já foram diagnosticados em 14 estados. Em todo o país, mais de trezentas cidades relataram casos de infecção.

Os sintomas são: febre, dores no corpo e na cabeça, conjuntivite e manchas na pele. Mas nem sempre eles aparecem! Na rede pública de saúde, só se descobre que uma pessoa tem Zika fazendo o exame de Dengue e Chikungunya. Se não for nenhuma das duas, a conclusão é de que o paciente tem o Zika vírus.

Mas, se você está grávida, os cuidados devem ser redobrados. A primeira dica valiosa é limpar todos os recipientes que podem armazenar água parada. Não adianta apenas despejar o liquido, mas é necessário passar uma esponja ou escovinha em todo o recipiente, pois o mosquito coloca seus ovos na parede.

O repelente também é um ótimo aliado. Mas, atenção: o produto ideal para combater o Aedes Aegypti deve ter a substância “icaridina” na fórmula. Outros tipos de inseticidas já não são eficazes e, em algumas cidades do Brasil, o fumacê — a principal arma das prefeituras — já não funciona mais. Usar redes de proteção contra insetos em casa também é uma dica valiosa!

Por fim, evite lugares que podem ter focos do mosquito. E lembre-se: para se reproduzir, o mosquito precisa de calor, de água e de gente pra picar — três coisas que o Brasil tem de sobra!

Fonte: R7

 

Amanda Brandão

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

7 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

11 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

12 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

12 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

12 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

13 horas ago

This website uses cookies.