Marília

Supermercados acumulam alta de 4% e Marília é destaque

Cliente faz compras em supermercado de Marília; faturamento em outubro avançou 1,4% em 2019 na região, segundo entidade (Foto: Arquivo/MN)

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou o resultado da pesquisa mensal sobre o faturamento real no estado de São Paulo. O setor segue positivo, com crescimento de 4% sobre o ano passado.

O estudo considera o período entre janeiro e outubro de 2019 e deste ano. São consideradas apenas as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses.

No comparativo anual, o resultado de outubro 2020 foi de -1%. Os dados de novembro ainda estão sendo apurados.

O presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, avaliou com naturalidade o índice negativo no mês de outubro. A entidade acredita que houve acomodação nas vendas, após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia.

“O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, explicou Santos.

Bauru e Marília

Divulgação/Apas

Enquanto as regiões de Sorocaba e Campinas tiveram queda de – 5,8% no faturamento dos supermercados em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2019, as regiões de Bauru e Marília experimentaram alta.

O crescimento foi de 1,4%. Já no acumulado ao ano – janeiro a outubro – Bauru e Marília estão positivos em 2,9%, abaixo da média do estado (4%), mas entre as regiões com maior crescimento.

Em São Paulo e Região Metropolitana, houve recuo de 2,5% no faturamento em outubro (sobre o mesmo mês de 2019) e o desempenho do ano está positivo em 2,8%.

Fim de ano

Há forte oscilação de preços em produtos básicos neste fim de ano, principalmente nos itens impactados pela alta exportação da soja e do milho.

Para dezembro, a Apas acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados.

Em 2019, a expectativa para o período era de 6%. “As famílias viajarão menos neste natal e réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor”, comenta Ronaldo dos Santos.

Divulgação/Apas

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

12 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

12 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

13 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

13 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

14 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

14 horas ago

This website uses cookies.