Regional

Suéllen Rosim tenta reeleição em meio à escassez hídrica, greve e pressão por resultados

Prefeita é jornalista e cantora gospel; na política família montou grupo na cidade (Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)

Popular na cidade de Bauru muito antes de ser eleita à chefia do Executivo, a jornalista, cantora gospel e prefeita da cidade, Suéllen Rosim (PSD) tem no caminho de sua reeleição alguns problemas graves na cidade. Entre os maiores estão a falta de água e as obras estruturais, que não avançaram, além da relação com os servidores municipais, que estão atualmente em greve.

A prefeita, desenvolta nas redes sociais, tem sido cobrada por problemas reais, como a gestão da crise hídrica na cidade. Ela também enfrenta uma oposição que, embora não tenha coesão, possui poder de fogo suficiente para causar instabilidades políticas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) iniciou a paralisação no dia 7 de maio, devido ao impasse sobre o reajuste salarial. Em pautas difusas, que vão além das trabalhistas, os servidores reivindicavam também a retirada do regime de urgência do Projeto de Lei (PL) que propõe a concessão do tratamento de esgoto do município à iniciativa privada.

Nesta quinta-feira (16) uma parcela dos servidores municipais retomou as atividades nos serviços considerados essenciais, durante a greve da categoria. Liminar concedida pela Justiça, na terça-feira (14), reconhece o direito de greve, mas determina a manutenção de 70% do quadro de funcionários nas áreas da educação, saúde, Secretaria de Bem-Estar Social e Departamento de Água e Esgoto (DAE).

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Outro problema enfrentado pela prefeita é a falta de água crônica. A cidade de Bauru vive rodízio para garantir o abastecimento em diversos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha. Estado de emergência foi decretado no dia 9 de maio.

Segundo o DAE, o rodízio, iniciado nesta sexta-feira (17), atinge o equivalente a 27% da cidade, cerca de 100 mil pessoas, e tem como finalidade equilibrar a distribuição de água e reforçar o abastecimento das regiões mais afetadas pela crise hídrica.

Sem chuvas há 28 dias, Bauru viu o nível da lagoa de captação do Rio Batalha atingir 1,70 metro nesta quinta-feira (16). O ideal é de 3,20 metros.

Nível do Rio Batalha, em Bauru; abaixo do ideal (Foto: Andressa Lara/TV TEM)

PROBLEMAS E POLÍTICA

A dengue é outro problema em Bauru. Em apenas um mês foram registrados mais de 1.300 casos da doença na cidade. Os dados foram divulgados pela Prefeitura e correspondem ao período de 15 de abril a 15 de maio.

O município soma agora 5.511 casos da doença e quatro mortes em 2024. Em meio ao avanço da doença – em momento em que a curva epidemiológica deveria estar em queda – a cidade se empenha para ampliar a imunização

A vacina contra a dengue continua sendo oferecida nas unidades de saúde, direcionada a crianças e adolescente, entre 10 e 14 anos.

Mesmo diante de tantos problemas, o grupo político da prefeita Suéllen Rosim tem superado a oposição de Bauru. O bloco contrário está dividido em pelo menos três frentes, em relação a partidos aliados.

Suéllen tem o apoio até o momento, além de seu próprio partido, do MDB, PP, Avante, Republicanos, Solidariedade e PRD. Dois deles são comandados por sua família.

Entre as apostas para a reeleição – contra as acusações de muitas selfies e poucos resultados – estão os apoios do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do senador Marcos Pontes (PL) e outros bolsonaristas de expressão.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Previsão de chuvas intensas colocam Marília em alerta nesta semana

Marília amanheceu chuvosa nesta segunda-feira, com previsão de precipitação de até 10 mm (Foto: Gabriel…

5 minutos ago

Pompeia e Paulópolis recebem caminhadas de campanha sobre saúde mental

Prefeito Diogo Ceschim e a primeira-dama Mariana Marinho durante caminhada (Foto: Divulgação) As caminhadas da…

20 minutos ago

Passageira é presa por tráfico de drogas durante fiscalização em ônibus na SP-294

Uma mulher de 31 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Marília,…

27 minutos ago

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

This website uses cookies.