A 53ª edição da São Paulo Fashion Week começa nesta terça, 31, e vai até o sábado, 4. Em formato híbrido, 22 marcas participam presencialmente e 19 digitalmente, com transmissão online pelos canais oficiais. Criada em 1995 pelo produtor de eventos Paulo Borges, a SPFW traz nesta edição o tema in-Pactos, a fim de representar o momento de reinvenção que o Brasil e o mundo passam em relação a temas como sustentabilidade e compromissos ambientais.
“É um momento desafiador, mas também muito rico, em que a diversidade e os novos formatos estão surgindo e sendo testados. Temos a obrigação de provocar a inovação, um chamado para que novos pactos possam surgir em torno do compromisso com as mudanças urgentes que precisam acontecer para criarmos um ambiente mais humano e saudável para todos”, explica Borges.
O festival ocorre em formato híbrido, após dois anos sendo apenas digital. Desta vez, os desfiles presenciais serão divididos por dois locais e deixam de ocorrer no Parque do Ibirapuera. “Diante do cenário mais controlado da pandemia e do eventual relaxamento das restrições sanitárias, buscamos formas de atender em parte esta demanda (de desfiles presenciais) mas, ainda assim, sem concentrá-los em um único espaço”, comenta Paulo.
A SPFW será realizada no Senac Lapa Faustolo, onde vai unir a academia e o mercado da moda, e no Komplexo Tempo, na Mooca, local recém-inaugurado, que homenageia um dos bairros pioneiros na indústria têxtil da capital paulista. Borges afirma que o formato híbrido veio para ficar, já que o desfile digital permite outro tipo de expressão, com menos limitações, enquanto o presencial é como um espetáculo.
Mais de 40 marcas nacionais participam da SPFW N53, sendo três estreantes: Thear Vestuário, Martha Medeiros e Dendezeiro. “Elas trazem já no seu DNA questões que dizem respeito a este novo século: de circularidade, diversidade e afetividade. E as soluções para os novos tempos virão dessa mistura rica de ideias, propostas e expressões.”
DENDEZEIRO
A partir do incômodo de não se sentirem representados na moda, Hisan Silva e Pedro Batalha criaram a Dendezeiro, em 2019. A marca baiana trabalha com a moda agênero, com modelagem inteligente e amarrações, a fim de incluir a maior diversidade de corpos possível. Na SPFW, os estilistas estreiam no formato digital, na quarta, 1.º, às 18h. “Tentamos trazer para as produções o máximo de imagens diferentes dentro da esfera da moda nacional que durante muito tempo não valorizou a diversidade”, afirma Hisan.
“Escolhemos um tema que representa a nossa identidade e cultura enquanto baianos. Nessa temporada, vamos trabalhar o tema inspirado no tabuleiro de acarajé”, conta Pedro. Para a coleção Tabuleiro, os estilistas se inspiraram no prato típico da Bahia e utilizaram cores e texturas que remetem aos itens da iguaria.
Com o fashion film gravado em Salvador, os dois destacam a importância de poder levar não só a marca, mas toda a equipe para participar do maior festival de moda do País. É um passo para que os baianos possam atingir um novo público.
Para Pedro, enxergar a Dendezeiro em um espaço de representação dentro da SPFW é mágico não só para eles, mas também para todos que têm o mesmo sonho. “Não só estilistas, mas também consumidores que conseguem olhar o universo da moda e o festival como algo que também é para eles. Olhar e falar ‘esse espaço também é meu.'”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.