A Prefeitura de São Paulo encaminhou, na última quarta-feira, 18, um pedido de autorização ao Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose de reforço (“quarta dose”) da vacina contra a covid-19 em profissionais de saúde de todas as faixas etárias e pessoas a partir de 50 anos com comorbidades, além da primeira dose adicional (“terceira dose”) para todos os adolescentes de 12 a 17 anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a solicitação leva em conta a tendência de aumento da positividade nos testes rápidos de covid-19, que apresentou porcentual de 2% de 3 a 9 de abril, e de 12,7% de 15 a 21 de abril.
A pasta informa ainda que está preparada com vacinas e insumos, e aguarda o parecer do Plano Nacional de Imunização (PNI) para dar início a essa nova fase de imunização.
Até o momento, apenas idosos a partir de 60 anos e pessoas (tanto adolescentes, quanto adultos) com imunossupressão estavam aptas a receber a quarta dose na cidade de São Paulo. É preciso ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Aumento de casos de covid-19 no Brasil
Não apenas a cidade de São Paulo, mas todo o País está passando por um aumento dos casos de covid, que voltaram a predominar entre as causas de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo Boletim da Fiocruz. A taxa de transmissão do Sars-CoV-2 também voltou a subir, de acordo com dados da plataforma de monitoramento da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O novo avanço ocorre no momento em que se observa uma estagnação na imunização. Apesar de 80% da população já ter tomado pelo menos duas doses da vacina, a proteção com reforço não é tão alta em algumas faixas etárias. Nos grupos mais jovens, está abaixo da média considerada satisfatória. Entre os menores de 60 anos, por exemplo, menos de 40% das pessoas tomaram a dose de reforço. Nas crianças entre 5 e 11 anos, 32% estão com esquema vacinal completo.
Os números ainda estão distantes dos momentos mais graves, mas esses porcentuais permitem que o vírus continue circulando.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.