Marília

‘Sorria Marília’ ensina prevenção com teatro, exposição e expressão

Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram, na APCD, da programação voltada às unidades do Cras e Casas do Pequeno Cidadão.

A Semana de Atenção à Saúde Bucal de Marília, que completa 20 anos em 2019, promove intensas atividades até esta sexta-feira (29) em unidades de saúde, escolas e outros espaços de convivência. A maior concentração da semana, entretanto, aconteceu quarta-feira (27), durante o “Sorria na Comunidade”.

A anfitriã foi a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas). O público, crianças e adolescentes atendidos pelas unidades do Cras (Centro de Referência em Saúde Bucal) e Casas do Pequeno Cidadão. Além da associação, neste ano a campanha é apoiada pela Unimar, Uniodonto, Unimed e Life Fibra.

“O Sorria Marília atingiu diversas faixas etárias, entrou em novos espaços, conversou com pessoas muito especiais, criativas e que necessitavam de mais informações sobre a saúde bucal. Ficamos maravilhados com o resultado”, disse a cirurgiã dentista, Gláucia Regina Raful Sacomani, encarregada de Saúde Bucal do município.

Ela explica que a “dobradinha” Saúde-Educação foi consolidada ao longo dos anos. Nesta edição do Sorria Marília, saúde municipal deu início ao intercâmbio com a Assistência Social. O resultado foi o aumento da população impactada.

Os assistidos nos Cras e Casas do Pequeno Cidadão receberam as visitas dos dentistas, na fase preparatória da campanha. Nas oficinas, foram instruídos sobre escovação, uso do fio dental e outros aspectos da saúde bucal.

“Eles mesmos prepararam as apresentações, ou seja, aplicaram o aprendizado. Hoje (quarta) o que vimos foi um festival de talentos, de alegria e espontaneidade. Como resultado, esperamos que pratiquem bons hábitos e multipliquem informação”, disse a cirurgiã-dentista Milena Guerreiro Marini, que coordena o Programa ao lado de Gláucia.

Após exibição de teatro (acadêmicos do 3º ano de Odontologia da Unimar), exposições de pinturas e painéis, e performances de expressão corporal, as crianças e adolescentes participaram de atividades físicas e macroginástica com a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e Agentes Comunitários de Saúde.

“Agradecemos imensamente aos novos e tradicionais parceiros. Estamos convictos de esse engajamento resultará em mais qualidade de vida da população porque, apesar de ser um clichê, é uma grande verdade: a saúde começa pela boca”, finalizou Gláucia.

Equipe de dentistas, ASBs e profissionais de apoio.

Atividade física animada, com o Nasf e agentes comunitárias de Saúde.

Teatro com acadêmicos do 3º ano de odontologia da Unimar.

Amanda Brandão

Recent Posts

Prefeitura encerra ciclo de planejamento com 10ª reunião de secretariado

Encontro foi conduzido pelo prefeito Vinicius Camarinha (Foto: Divulgação) A Prefeitura realizou na manhã desta…

3 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da represa Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

3 horas ago

Açougueiro acusado de fazer delivery de drogas sintéticas em Marília é condenado

Drogas eram entregues, segundo a polícia, em bares, boates e residências (Foto: Divulgação/Dise) A Justiça…

3 horas ago

Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas

Crime aconteceu em plena luz do dia, em praça da zona oeste (Foto: Jaqueline Oliveira)…

3 horas ago

Denunciados por atentado à bomba em Brasília podem se tornar réus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (12) para…

17 horas ago

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (12), um alerta vermelho de tempestade…

17 horas ago

This website uses cookies.