Marília

Comus volta a apontar irregularidade no almoxarifado

Almoxarifado da Saúde irregular, segundo Conselho da pasta (Foto: Divulgação/Comus)

Pelo terceiro ano consecutivo, relatório da Comissão de Avaliação e Fiscalização do Conselho Municipal de Saúde (Comus), após vistoria no sub-almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde, constatou condições inapropriadas para o local. O espaço armazena equipamentos, suprimentos, materiais de consumo em geral e até medicamentos.

O objetivo da visita foi conferir o resultado das recomendações feitas ao município para sanar as irregularidades encontradas – e formalmente apontadas – nas duas fiscalizações anteriores, nos anos de 2019 e 2021 no mesmo local.

Segundo o novo relatório, o cenário estava praticamente o mesmo, quando foi fotografado há quatro anos. Em alguns casos, irregularidades como trincas em paredes, mofo, piso quebrado e presença de pombos no barracão pioraram com o tempo.

Pisos quebrados são um dos problemas (Foto: Divulgação/Comus)

“Conforme ilustrado através de fotos, podemos afirmar que não houve nenhuma iniciativa por parte da Secretaria, no sentido de tentar ao menos minimizar a situação precária do almoxarifado. Não houve nenhum tipo de benfeitoria, nenhuma ação foi realizada ou começada”, escreveu o presidente do Comus, Darcy Bueno da Silva.

O relatório foi exposto pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Marília Transparente (Oscip/Matra) e protocolado no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que investiga – desde o ano passado – as irregularidades apontadas pelo Conselho.

Entre as inadequações e os riscos indicados estão a inexistência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), prédio com goteiras no teto, piso quebrado em diversos pontos e sem saída de emergência e pombos no interior do galpão, o que obriga os funcionários do setor administrativo a trabalharem embaixo de um forro de lona plástica, improvisado.

Caixas armazenadas de maneira imprópria (Foto: Divulgação/Comus)

A Saúde tem ainda, conforme o relatório, uma empilhadeira quebrada há mais de quatro anos, o que motiva diversos materiais armazenados de maneira inadequada no chão, fora das prateleiras.

Faltariam ainda materiais de escritório e de limpeza; quadro de funcionários insuficiente e ausência de controle informatizado que regule estoques entre o almoxarifado e as unidades de saúde.

Sem o controle informatizado, o Comus afirma ter constatado estoques em quantidades superiores ao necessário em algumas unidades, enquanto os mesmos itens estavam em falta em outras.

“Isso resultou, na primeira fase, em grande parte de medicamentos e insumos sendo descartada em decorrência dos prazos de validade estarem vencidos”, apontou o Comus no documento entregue à promotoria.

O Marília Notícia procurou a administração municipal, mas não recebeu retorno sobre os questionamentos. O espaço segue aberto à manifestação.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

4 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

4 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

4 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

4 horas ago

This website uses cookies.