Marília

Sindicatos aprovam 8,83% de reajuste para trabalhador do comércio

Pedro Pavão e Mário Herrera assinam Convenção Coletiva (Foto: Divulgação)

Foi assinada nesta sexta-feira (23), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos comerciários de Marília e região, que garante um reajuste salarial de 8,83% para os funcionários do setor, com validade a partir do dia 1º de setembro, data-base da categoria.

Ao todo, mais de dez mil trabalhadores devem ser beneficiados com a correção salarial na cidade.

“Essa reposição inflacionária corresponde ao INPC/IBGE dos últimos 12 meses e foi conquistada depois de uma negociação dura com o setor patronal. Esperamos que o trabalhador comerciário ajude a fiscalizar o cumprimento da Convenção e denuncie os casos descumprimento”, enfatiza o presidente do Sindicatos dos Comerciários de Marília, Mário Herrera.

Com o reajuste, o piso dos empregados em geral do comercio passa a ser de R$ 1.820 para comerciários das empresas em geral – LTDA; R$ 1.743 para empresas de pequeno porte – EPP; e R$ 1.669 para microempresas – ME.

“O nosso reajuste veio no momento certo, pois vivemos uma alta nos preços dos alimentos da cesta básica e a deflação que tantos comentam, não chegou na mesa do trabalhador que luta dia a dia para garantir o sustento da sua família. Desta forma, o aumento ajuda a família a enfrentar essa situação que o Brasil passa”, ressalta Herrera.

Na nova CCT, todas as cláusulas econômicas foram reajustadas, incluindo a do trabalho em feriados. O novo valor passou a ser de R$ 115 por empregado no caso de empresas em geral, R$ 100 em empresas de pequeno porte, R$ 77 para microempresas e R$ 45 para supermercados.

No caso da escala em feriados, também está garantido o direito a folga em até 90 dias ou pagamento em dobro e vale-transporte. A recusa ao trabalho pelo comerciário não acarreta punição e ainda fica proibido exigir o serviço a gestantes e menores de 18 anos.

De acordo com a nova convenção, a quebra de caixa passou a ter o valor de R$ 81 para todos os tipos de empresas.

O acordo foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Comerciários de Marília, Mário Herrera, que representa os trabalhadores e também pelo presidente da entidade patronal, Pedro Pavão.

A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria já está disponível no site www.secmarilia.org.br. Para esclarecer dúvidas ou denunciar o descumprimento do documento, basta entrar em contato no telefone (14) 3413-1059 ou ir direto à entidade, na rua Paraíba, 31.

Para denúncias por telefone, não é necessário se identificar, basta informar o problema e o nome da empresa.

Michele Correia

Recent Posts

Câmara de Marília vota recursos para escolas e projetos de infraestrutura

Sessão ordinária será transmitida pela TV Câmara (Foto: Divulgação/Will Rocha) Câmara de Marília vota nesta…

20 minutos ago

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça

Vítimas foram levadas para a UPA de Garça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de…

19 horas ago

Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio

UTIs da Santa Casa de Marília vivem situação preocupante de ocupação, segundo diretoria (Foto: Rodrigo…

20 horas ago

MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva

Acusado de matar gato e queimá-lo em churrasqueira foi preso em flagrante pela Polícia Civil…

1 dia ago

‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Márcia Serva, Sandra Barbalho, Paloma Libanio, prefeito, Irineu Gomes, professora Camila Marcondes e o presidente…

1 dia ago

Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre

A Polícia Civil investiga um furto ocorrido nos últimos dias e registrado na tarde desta…

1 dia ago

This website uses cookies.