O Sindicato dos Comerciários de Marília assinou 18 acordos coletivos individuais com empresas do comércio.
Os pactos garantem aos trabalhadores o reajuste salarial de 10,42% (INPC/IBGE) que é a inflação acumulada dos últimos 12 meses. Os acordos mantém as cláusulas sociais e econômicas da Convenção Coletiva e exclui as cláusulas patronais.
“Podemos definir como um sucesso esses 18 acordos individuais já assinados com as empresas do comércio. Desta forma, as empresas não criam passivos econômicos, dívidas futuras e os comerciários garantem a reposição da inflação no próximo mês, inclusive recebem a diferença salarial de setembro”, explicou Mário Herrera presidente da entidade.
Os acordos seguem a legislação trabalhista, pois todos passam pelo jurídico do sindicato, empresas e escritórios de contabilidade, além de serem baseados no Art. 611, §1º, da CLT.
Herrera falou ainda que a negociação coletiva com o Sindicato Patronal foi tentada por diversas vezes, sem sucesso, devido a isso houve início aos acordos individuais.
“Só iniciamos as assinaturas individuas porque tentamos diversas vezes negociar com o patronal e não conseguimos. Continuamos tentando novas reuniões de negociação da Convenção Coletiva, enquanto não isso não acontece, vamos assinando os acordos e garantindo o reajuste dos trabalhadores”.
Conforme o presidente do sindicato, só neste mês as grandes empresas geraram um passivo econômico de R$ 158 por empregado.
“Isso vai ter que ser pago lá na frente e pesa financeiramente para o empregador. Então, nossa proposta é, manter todas as cláusulas sociais da convenção e reajustar as cláusulas econômicas em 10.42%. Tudo foi reajustado, os alimentos, a gasolina, o gás de cozinha, a energia elétrica e o salário do comerciário continua o mesmo”, desabafou Herrera.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.