Polícia

SIG recupera 50% dos celulares furtados em Marília

Parte de celulares recuperados pelo SIG este ano (Foto: Divulgação)

O Setor de Investigações Gerais (SIG) de Marília já recuperou quase 50% dos aparelhos celulares furtados em Marília neste ano.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a setembro, criminosos furtaram 294 e roubaram 65 celulares em Marília.

No total, 359 Boletins de Ocorrências sobre crimes do tipo foram registrados no mesmo período deste ano. Somente no nono mês – último com dados divulgados – ocorreram 36 furtos e três roubos.

Números fornecidos pelo SIG de Marília mostram que, do total furtado este ano, 146 (49,6%) já foram recuperados pela polícia. Outros 40 acabaram localizados pelas próprias vítimas. Portanto, 186 celulares furtados já foram encontrados, o que representa 63,3%.

O Marília Notícia conversou com o delegado responsável pelo SIG, Cléber Pinha Alonso, que explicou que existe uma equipe que atua somente para a solução deste tipo de crime.

“Criei uma equipe especificamente para trabalhar nesta área de furtos de celulares. A produção dela é bem elevada. O resultado é bastante positivo. São 146 recuperados pelo SIG, além de 40 aparelhos que a própria vítima acabou recuperando. Na verdade, estamos falando em quase 190 celulares recuperados. É um índice interessante”, diz o delegado.

A investigação de um furto de celular começa quando a vítima registra o Boletim de Ocorrência.

“Mas aí existe um detalhe, a vítima deve ter o Imei do aparelho, que é aquele número que identifica o aparelho. Através desse serial nós fazemos uma busca dos dados do telefone e, quando ele é acessado por outro chip, a polícia acaba localizando”, explica o delegado.

De acordo com os dados do SIG, de todos os registros, 60 aparelhos as vítimas não forneceram número de Imei.

Cléber Pinha Alonso, delegado responsável pelo SIG (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

IPHONE

O delegado diz ainda que os criminosos têm como alvo, costumeiramente, celulares com sistema Android, pois os iPhone possuem uma tecnologia que dificulta o reaproveitamento do aparelho.

“Existe sim o furto e roubo do iPhone, mas é em menor escala. Os outros aparelhos que não têm essa mesma tecnologia, e plataforma dificulta bastante para os criminosos”, explica Alonso.

“O iPhone, quando eles [criminosos] não conseguem fazer o desbloqueio, acabam vendendo como sucata, vai ser desmanchado para ser reutilizado em outro tipo de aparelho”, completa.

RECEPTAÇÃO

Quem for flagrado pela polícia com um aparelho furtado – caso não seja o autor do crime – pode responder pelo crime de receptação.

“Dependendo da questão de preço e valores que foi feita a negociação, a pessoa pode responder pelo crime de receptação. Pode ser uma receptação culposa [sem intenção] ou em que a pessoa tinha conhecimento realmente da origem do aparelho. É bom evitar esse comércio paralelo, principalmente de aparelhos telefônicos com preços bastante acessíveis. Quando o valor é baixo tem que desconfiar”, orienta o delegado.

Conforme Cléber, este tipo de crime normalmente está ligado ao consumo de drogas. Os autores subtraem os aparelhos para vender e conseguir dinheiro para a compra ou trocar diretamente por entorpecentes.

Além do receptador, a polícia geralmente consegue chegar também no autor.

“Quando a gente faz a recuperação do aparelho, conseguimos puxar a linha até o final e localizar o autor do furto. Nós conseguimos também a localização de aparelhos onde as pessoas têm o hábito de comprar celulares furtados. O receptador mesmo. Temos informações de lojas que trabalham com manutenção de celular e acabam adquirindo esses aparelhos, arrumam e vendem novamente. É um leque bastante amplo”, conta o responsável pelo SIG.

CUIDADOS

A polícia alerta para os cuidados que devem ser tomados para que este tipo de crime ocorra.

“O celular hoje deixou de ser só uma ferramenta de trabalho, é uma extensão da própria vida da pessoa. A atenção precisa ser redobrada. [A pessoa deve] não facilitar, não descuidar, não ficar com ele à mostra, principalmente os mais caros, que chamam a atenção, para evitar que seja vítima”, instrui o delegado.

“Cuidado, não fique exposto na rua, falando distraidamente ao celular. Nós temos casos em que o criminoso passa de bicicleta, pega o celular e sai correndo. Todo cuidado é pouco”, pontua ainda.

RETORNO

Nas redes sociais é possível ver relatos de pessoas que tiveram os celulares recuperados após o trabalho de investigação da Polícia Civil.

Em setembro deste ano, um homem publicou contando o caso do celular da esposa. A mulher tinha sido vítima em 27 de março enquanto aguardava por atendimento no PA da zona Sul.

Ela tinha acabado de comprar um celular por R$ 2,5 mil. Em 8 de setembro, quando a pessoa ligou o celular com novo chip, a polícia localizou através do Imei e recuperou o aparelho.

“Dá para acreditar na polícia. Minha esposa em 27/03/21 foi roubada no PA Sul. O seu celular que tinha acabado de comprar por R$ 2.500, quando esperava atendimento na triagem lá fora, e a qual foi internada e intubada a partir deste dia. […] Hoje 08/09/21, a distinta ligou o celular e dançou, a polícia já ligou que o celular foi recuperado e era só buscar”, agradece na publicação.

Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.