Regional

Setor industrial de Pompeia supera Tupã na geração de empregos em maio deste ano

Produção de amendoim potencializa as indústrias de Pompeia e Tupã (Foto: Reprodução/Internet)

O estudo Emprego Formal da Fundação Seade aponta que o setor industrial de Pompeia superou Tupã na geração de empregos no mês de maio deste ano. Dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os produtores de amendoim de Tupã – cidade de 70 mil habitantes – costumam abastecer indústrias do segmento de derivados do grão em Pompeia – com 22 mil habitantes. São municípios que possuem ramos de atuação na indústria em comum, apesar de Pompeia ter o diferencial da Jacto, que gera mais postos de trabalho na área de mecanização agrícola.

Pompeia, segundo o Caged, terminou com saldo negativo apenas nos setores de agricultura (-8) e comércio (-20). Agricultura contratou cinco e demitiu 13 pessoas; já o comércio admitiu 31 e desligou 55.

Vista aérea da Jacto de Pompeia, uma das indústrias da região de Marília que mais gera postos de trabalho (Foto: Divulgação)

O ramo da construção em Pompeia foi solitário: com uma contratação e nenhum desligamento em maio. Destaque ficou para indústria, com saldo positivo de 62 empregos, e serviços, com +30. Foram 58 admissões e 28 demissões dentro do setor de serviços, enquanto a indústria gerou 160 contratações e desligou 98 trabalhadores – variação positiva superior a Tupã.

A indústria de Tupã, em maio, contratou 98 e demitiu 199 pessoas, gerando saldo negativo de 101. Foi o pior mês para empregos na cidade até agora em 2024.

Ainda conforme o Caged, a região de Marília registrou a criação de 1.019 empregos formais no mês de maio. Em 2024, de janeiro a maio, foram criados 6.853 empregos formais na região. Em todo Estado, esse número é de 467 mil empregos formais, crescimento de 3,4%, pouco inferior ao verificado para o Brasil (3,7%). Esse saldo representa 28% dos empregos criados no país (1,7 milhão).

Na região de Marília, no mês de maio, os novos postos de trabalho se dividiram pelos seguintes setores: agricultura, pecuária e pesca (612); serviços (415); indústria (51); comércio (7); e construção (-66).

De acordo com a pesquisa, os empregos com carteira assinada aumentaram 0,3% no Estado de São Paulo e no Brasil. A geração de 42 mil postos de trabalho foi resultado de 683 mil admissões e 641 mil desligamentos. Com este resultado, o estoque de empregos formais no Estado alcançou 14,2 milhões.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.