Marília

Setor hoteleiro e de restaurantes fecha 457 vagas em 11 meses

O setor de hotelaria e de alimentação fora de casa em Marília, com a pandemia do coronavírus, experimentou o pior ano da série histórica na evolução do emprego. De janeiro a novembro, foram fechados 457 postos de trabalho na cidade. A retração foi de 15,8%.

O resultado fica visível na análise segmentada do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), feita pelo Marília Notícia. O balanço com o ano completo deve ser divulgado pelo Ministério da Economia somente no final de janeiro de 2021.

Os números dos onze primeiros meses apontam que o setor de hospedagem e alimentação fora do domicílio demitiu 1.398 pessoas ao longo de 2020 e só empregou 941. Parte destes trabalhadores foram recontratados pelas mesmas ou diferentes empresas.

O estoque de vagas no segmento fechou o mês de novembro com 2.432 postos de trabalho. Em janeiro eram 2.889 empregos com carteira assinada em hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes e afins.

O setor foi um dos mais castigados com a pandemia. Em março, foram extintas 167 vagas; em abril mais 187 e em maio 119. No mês de junho, a redução foi de 84 postos de trabalho.

Os únicos meses positivos, depois do início da pandemia, foram outubro e novembro, quando parte dos empregados foram recontratados.

Os dados do Caged só consideraram as contratações e demissões. Mas, além dos trabalhadores demitidos, a pandemia também impactou na renda de centenas de funcionários que tiveram seus contratos de trabalho suspensos.

Outros municípios

A retração do emprego no setor hoteleiro e de alimentação fora de casa – entre janeiro e novembro – foi maior em Marília do que Bauru (-13,8% de vagas), Presidente Prudente (-12,67) e Rio Claro (-11,14%).

Com exceção de Bauru, os dados mostram que cidades mais castigadas pela epidemia (mais mortes) como Araçatuba (-16,09%), São José do Rio Preto (-18,82%), Ribeirão Preto (-18,08%), fecharam mais postos de trabalho.

Na Capital do Estado, os dados do Caged apontaram uma redução de 19,84% nos empregos do setor hoteleiro e de restaurantes. A cidade de São Paulo fechou mais de 50 mil vagas, quase metade dos 104 mil empregos extintos no Estado, no segmento.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças

A Polícia Civil de São Paulo está nas ruas na manhã desta quarta-feira (10) numa…

2 horas ago

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

2 horas ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

2 horas ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

3 horas ago

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde

Papai Noel marcou presença na festa natalina das crianças em Tupã (Foto: Divulgação) Milhares de…

3 horas ago

SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Duplicação integra o cronograma de investimentos previstos (Foto: Divulgação) A Entrevias Concessionária de Rodovias informou…

3 horas ago

This website uses cookies.