Marília

‘Setembro Lilás’ alerta para o Alzheimer em Marília

‘Setembro Lilás’ contra a Doença de Alzheimer envolve a comunidade em oito unidades de saúde. (Foto: Júlio César de Carlis)

Em um trabalho realizado com apoio técnico do médico e ativista Valdeci Rigolin, oito unidades de saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Marília desenvolvem, em 2017, ações relacionadas ao movimento internacional “Setembro Lilás”, contra a Doença de Alzheimer. Com o envelhecimento da população, a patologia está cada vez mais incidente. As atividades têm como foco a informação, combate ao preconceito e prevenção à doença.

Rigolin é mestre em reabilitação, professor e pesquisador do Centro de Estudos do Envelhecimento, Geriatria e Gerontologia da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Entusiasta do assunto, ele defende a qualidade de vida, bem-estar e convivência como “medicamentos” eficazes contra o Alzheimer.

A iniciativa envolve profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), equipes de enfermagem, grupos de atividades físicas das USFs e (unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além dos demais grupos terapêuticos em atividade.

Estão sendo realizadas palestras, encontros para prática de dança, exposições, encontros, roda de conversa e café da manhã. As ações, com atrações específicas por unidade, acontecem em datas distintas nas USFs Novo Horizonte, Jardim Cavallari, Campo Belo – Santa Helena; Aeroporto; Jardim Marília e Jardim Flamingo, além das UBSs Bandeirantes e Cascata.

Em junho, Rigolin promoveu uma capacitação para profissionais do Nasf. O serviço multidisciplinar é formado por profissionais de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social e educação física. O médico afirma que a rede de saúde é parceira fundamental. Ele destaca ainda a importância do conhecimento sobre a doença.

“Desde 2007, Marília conta com uma lei que institui a ‘Semana Municipal para Avaliação Postural e Educativa sobre a Doença de Alzheimer”. Porém, se as atividades como essas não forem realizadas, tudo fica apenas no papel, enquanto esse mal avança em meio à desinformação. As unidades de saúde estão de parabéns. É fundamental que aconteçam ações e a informação chegue às pessoas”, defende o médico.

MÚSICA NA PRAÇA

Outros eventos estão agendados para este mês na cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal. Neste sábado (23), às 16h, tem “Música na Praça Lilás”, no bairro Fragata, em frente a Emei Chapeuzinho Vermelho.

Na programação, música sertaneja raiz com Chiquinho da Viola, apresentação do Coral do Celv (Centro Espírita Luz e Verdade), Braz Sampiere Neto e Orlando Mendonça. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geracaorigolin@hotmail.com.

(Foto: Júlio César de Carlis)

(Foto: Júlio César de Carlis)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.