Mobilização visa chamar a atenção para a importância da valorização da vida: ‘é preciso falar’! (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza série de ações na campanha “Setembro Amarelo: Todos pela Valorização da Vida”. O objetivo é alertar a população para a importância do diálogo, do acolhimento e dos sinais de alerta para o suicídio.
Reuniões com usuários, palestras, decoração nos espaços públicos, exibição de filmes e debates são algumas das atividades que envolvem unidades da rede básica, serviços especializados e profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
(Foto: Divulgação)
Moradores do bairro Novo Horizonte e imediações, na zona leste, fizeram uma “Roda de Conversa” na unidade de saúde localizada no bairro. Cerca de 40 pessoas participaram para ouvir profissionais, refletir sobre saúde mental e também compartilhar experiências.
A psicóloga Adriana Cláudia de Faria Costa, que atua no Nasf, conta que o interesse foi grande. “É um assunto relevante para todos nós. Seja por uma experiência particular e pessoal, ou mesmo para se fortalecer e ajudar algum familiar ou amigo”, disse.
(Foto: Divulgação)
CAPOTERAPIA
No território da USF Jânio Quadros (zona norte) a atividade do Setembro Amarelo foi com música, dança e esporte ao mesmo tempo. A tradicional capoeira, adaptada numa roda de “capoterapia” deixou os moradores aquecidos e à vontade, para falar da saúde mental e emoções. A atividade foi coordenada pelo Nasf, com múltiplos profissionais.
Ainda na zona norte, atividades físicas (alongamento, ginástica, entre outras práticas) junto com animado bate-papo alertaram a população atendida na USF Santa Antonieta II para os riscos do adoecimento da mente. As atividades envolveram dezenas de moradores.
(Foto: Divulgação)
Em Rosália e na maioria das unidades de saúde, as equipes decoraram os espaços na cor amarelo, em alusão à campanha. O tema tem sido estimulado em escolas, centros comunitários, igrejas e outros espaços onde os Agentes Comunitários de Saúde atuam.
ADOLESCENTES
Programação Setembro Amarelo busca diferentes públicos. Na USF Altaneira (zona leste), por exemplo, o alvo foram os adolescentes. Encontro foi realizado no último dia 4, com o tema “falando sobre as emoções”. Na USF Aeroporto, o assunto foi tema de encontro no último dia 10, em conversa com a comunidade.
(Foto: Divulgação)
FAMÍLIA CAPS
Na terça-feira, dia 10, aconteceu no Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial), nova edição do “Programa Interagindo”, este mês com o tema Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. A atividade reúne pacientes e também familiares.
“Foi um momento que proporcionou a discussão sobre o tema, com participação dos pacientes, familiares, comunidade, além de algumas empresas da cidade que são apoiadoras do trabalho do Caps e tem interesse nessa discussão”, disse Silvana Verza Garbelini, gerente do Serviço.
(Foto: Divulgação)
Ontem (quinta-feira), Caps promoveu a exibição e debate do filme Elena (2012; direção Petra Costa), em parceria com a Unesp, no auditório do Campus em Marília. Participam, como debatedores, o médico psiquiatra Klyll Morais Carneiro e os psicólogos Eduardo Becker e Carla Olea.
OUTRAS ATIVIDADES:
17/09
09h30: USF Vila Barros – Papoterapia: Falando das emoções como prevenção ao suicídio
19/09
14h: USF Vila Barros – Bingo sobre Mitos e Verdades sobre suicídio com a Comunidade
20/09
09h: USF Aeroporto – Feira de Promoção a Vida para a Comunidade
23/09
09h: USF Dirceu – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
24/09
07h: USF Jardim América – Sala de espera: Falando sobre suicídio
24/09
13h40: USF Vila Nova – Papoterapia
25/09
14h30: USF Palmital – Falando sobre as Emoções / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
26/09
7h: USF Jardim América – Sala de Espera sobre mitos e verdades sobre o suicídio
27/09
9h: USF Altaneira – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade
10/09
08h30: Jardim Damasco – juntamente com o grupo de fisioterapia
11/09
15h: Jóquei Clube: juntamente com o grupo de artesanato
13/09
09h: Jardim Marajó – Rodas de conversa sobre Valorização da Vida e reconhecimento de sinais de comportamentos de autoextermínio
26/09
09h30: Santa Augusta
26/09
20h: Igreja Manancial (Jardim Santa Paula)
29/09
09h: Capela Santa Teresinha (Jardim Marajó)
Muro não suportou solo enxarcado e cedeu, ameaçando imóvel em nível acima (Foto: Divulgação/Defesa Civil)…
Trecho ficou à meia pista no fim de semana (Foto: Portal NC Pompeia) A chuva…
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília inicia a semana com ampla diversidade…
Céu deve continuar nublado maior parte do tempo em Marília até o próximo domingo (Foto:…
Um homem de 28 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (14), em circunstâncias…
Um encanador de 28 anos foi preso em flagrante na tarde deste domingo (14) após…
This website uses cookies.