Marília e região

Sessão da Câmara tem cinco projetos de lei na pauta, incluindo Família Acolhedora

Projeto que cria mais vagas de trabalho na Câmara também será votado (Foto: Divulgação)

A próxima sessão da Câmara de Marília, que será realizada no dia 12 de maio, a partir das 17h, tem cinco projetos de lei na pauta, incluindo o que cria o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), de iniciativa da Prefeitura, de número 72/2025. É o quinto item da ordem do dia e está na dependência de pareceres. Se concluso, será votado pelos vereadores.

O Família Acolhedora, como é chamado, visa o acolhimento provisório de crianças e adolescentes em situação de risco afastados temporariamente das famílias de origem. Entre os objetivos do programa estão garantir atendimento integral em um ambiente familiar, possibilitar a convivência comunitária e assegurar acesso à rede de políticas públicas.

Além desta proposta, os vereadores votam o projeto 68/2025, também da Prefeitura, que modifica a Lei 6.426/2006, que instituiu o Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom). O artigo 4º passa a vigorar com nova redação, alterando a coordenação do Centro Profissionalizante, que fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, podendo celebrar parcerias com outras pastas e órgãos municipais, como a Secretaria da Educação, que poderá ceder professores.

O projeto de lei 38/2025, do vereador Elio Ajeka (PP), é o segundo na ordem do dia. Ele denomina rua Sebastião Carneiro da Cruz a projetada rua 13, entre a avenida das Esmeraldas e Pastor Natal Bavaroti, no bairro Jardins de Renoir. Conforme o autor, o homenageado nasceu em Minas Gerais, passou por Lutécia (SP), casou-se com Maria Bassiga da Cruz, com quem teve sete filhos, chegando a Marília em 1975. Na cidade, ele trabalhou na área da construção civil. Faleceu em 2022, aos 89 anos.

O terceiro item na pauta é o projeto 56/2025, do vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania), que institui o orçamento cidadão. Se aprovado, o Executivo municipal terá que disponibilizar os dados do orçamento público, composto pelas receitas e despesas, em linguagem de fácil compreensão nas páginas da web da prefeitura e de forma impressa, mediante afixação no Paço Municipal e secretarias municipais. Além dessas formas de divulgação, o orçamento poderá ser disponibilizado em outras plataformas físicas ou virtuais. A atualização dos dados deve ser bimestral.

Da Mesa da Câmara será votado o projeto de resolução 7/2025, que modifica a resolução 327/2013, que fixa a estrutura administrativa e estabelece o quadro de pessoal do Legislativo. O projeto acrescenta ao quadro um cargo de contador, dois de motorista da Câmara, um de operador de áudio e vídeo e um de repórter apresentador. Para aprovação é necessária maioria absoluta. Os cargos serão preenchidos por meio de concurso a ser realizado pela Fundação Vunesp.

A sessão tem transmissão ao vivo da TV Câmara, sinal aberto pelo canal 31.2, e TV a cabo, no canal 21. Também é possível acompanhar pela internet, no Facebook e no YouTube da Câmara Municipal de Marília.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

17 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

17 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

17 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

17 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.