Marília

Serviço de Assistência Especializada tem horário reduzido

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria de Saúde de Marília, teve seu horário de atendimento reduzido a partir desta terça-feira (1). Agora o funcionamento acontece entre 7h e 13h.

Antes o atendimento acontecia até as 18h, conforme informação disponível no site da Prefeitura. Outros serviços públicos municipais também passaram por mudanças em horários que foram anunciadas recentemente com objetivo de corte de gastos.

A alteração do horário, segundo um comunicado interno da pasta, “não acarretará em mudanças no atendimento, o mesmo continuará ofertando cuidados a todos os pacientes de forma organizada e criteriosa com atendimento especializado e multidisciplinar”.

O documento é assinado pela supervisora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora do Programa Municipal de Ists/Aids, Alessandra Arrigoni Mosquini, e é endereçado aos serviços de saúde da administração.

“Garantimos enquanto gestão pública que as dificuldades serão superadas e a portência do SAE Marília evidenciada em novo contexto e momento”, escreveu Alessandra.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura explicou que “o modelo de assistência dos serviços prestados no SAE permite a alteração no horário, inclusive, ampliando a efetividade à população. A medida contempla a necessidade de otimizar recursos humanos e materiais”.

“Os serviços especializados da unidade não são classificados como urgência, ou seja, são eletivos (agendados), não havendo portando nenhum prejuízo a população com a nova rotina”, completa a nota.

SAE

A função do SAE, segundo a Prefeitura, é oferecer consultas médicas de especialidades e de enfermagem; acolher a demanda espontânea; realizar procedimentos, exames e coleta de material para análise laboratorial para os pacientes do serviço.

Ao setor também compete realizar a notificação, controle e busca de suspeitos de casos novos e de comunicantes de doenças de notificação compulsória; dispensar medicamentos antirretrovirais; oferecer tratamento assistido, para pacientes com hepatite c.

O SAE ainda oferece atendimento por assistente social com orientações sobre violência sexual, benefício sociais, relatórios, passe saúde, encaminhamentos para órgãos competentes em casos de abuso sexual violência sexual, intermediações junto os órgãos judiciais, municipais e estaduais – conselho tutelar, promotoria da infância, juventude e adulto.

A coleta e encaminhamento de exames específicos como CD4, carga viral e PCR para hepatites B, C e genotipagem para HIV também competem ao setor.

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

9 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

9 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

9 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

9 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

10 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.