(Fonte: IVM/Votorantim)
O aumento de internações por doenças relacionadas à Covid-19 foi o principal responsável pela piora do desempenho de Marília no Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) 2021, aferido pelo Instituto Votorantim.
Em maio do ano passado, quando a primeira edição do levantamento foi divulgada, a cidade teve pontuação 45,63, em uma escala de zero a 100.
Quanto maior o valor atribuído a um determinado município mais suscetível ele está com relação aos impactos do coronavírus. O indicador de 2020 colocou Marília entre as cidades menos vulneráveis do Estado.
Já neste ano, houve variação para cima e o IVM subiu para 51,27. A cidade tem agora uma posição intermediária (passou do verde para o laranja, no gráfico) entre os 645 municípios paulistas.
POPULAÇÃO
A proporção de população idosa – que afeta o indicador – subiu de 17,07% para 17,45%. Também aumentou em um ponto percentual a população inscrita no Cadastro Único da Assistência Social, o que pode indicar maior vulnerabilidade socioeconômica.
Com muito mais casos graves em 2021, houve aumento de 11,36% para 14,91% na taxa de internações por doenças relacionadas à infecção.
ECONOMIA
Entre as duas edições do levantamento, a proporção da população ocupada caiu de 31,13% para 29,06%.
Por outro lado, o salário médio do mariliense minguou de 2,70 salários-mínimos para 2,47, em intervalo de poucos meses.
SAÚDE
O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) saltou de 23,25 – para cada 100 mil habitantes no ano passado – para 53,79 neste ano.
Outro indicador de saúde também aumentou: antes, 59,46% da população de Marília era coberta pela rede de Atenção Básica e agora esse índice chegou a 72,2%.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), apurado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – referência nacional no tema –, também é observado no indicador de vulnerabilidade dos municípios, apurado pelo Instituto Votorantim.
Marília teve melhoria, passando de 0,27 para 0,73 no IFGF Investimentos, que acompanha especificamente a execução de despesas estruturantes dos municípios.
REGIÃO
Na microrregião de Marília – com 13 municípios -, Vera Cruz é considerada a mais vulnerável e Pompeia a cidade com menos susceptibilidade aos seus moradores (veja tabela abaixo).
No total, o IVM Votorantim é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos, que abrangem dados relacionados à população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização e capacidade fiscal da administração pública. [Clique aqui] para acessar o levantamento completo.
(Fonte: IVM/Votorantim)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.