O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o Lançamento da Campanha Semana do Brasil
Representantes de setores como varejo, alimentação e mercado imobiliário apostam em uma nova data de ofertas criada com incentivo do governo federal, a “Semana do Brasil”, para dar fôlego às vendas. Os empresários esperam uma oportunidade para desovar estoques e girar o capital diante do fraco desempenho da economia brasileira. Há esperança de que a data entre no calendário anual de vendas, como ocorreu com a Black Friday, feita em novembro.
A campanha, a ser realizada entre esta sexta-feira, 6, e o dia 15, foi impulsionada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A instituição aproveitou a ausência de datas comerciais em setembro para mobilizar empresas, entidades e associações. Até o momento, mais de 3 mil empresas se cadastraram para participar do evento.
Apesar do otimismo, uma parcela dos varejistas teme que a Semana do Brasil fique associada ao governo Bolsonaro – desestimulando parte da população a participar. “Se a Semana do Brasil for relacionada ao governo Bolsonaro, vai ter muitos inimigos, muita gente não vai aderir em função disso. A gente torce para que a campanha não tenha esse carimbo”, disse o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Mauricio Salvador.
Shoppings. No segmento de shoppings, a previsão é de um aumento de 5% nas vendas no período. “Estamos bem otimistas”, disse a diretora de planejamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Gabriela Oliveira. Segundo a entidade, 70% dos 563 centros de compras do País vão aderir à campanha.
“Há potencial de aumento das vendas. Não será uma coisa estrondosa, mas ajudará a dar um ‘start’ no setor”, disse o diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Luis Augusto Idelfonso. “Diante do momento de paralisação da economia, essa campanha vem num bom momento. É um alento.”
Entre as empresas de alimentação, a falta de tempo hábil para ações de marketing deve fazer com que a maior parte das companhias tenha promoções online, segundo o presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), Marcelo Marinis. Os descontos devem ficar concentrados nos aplicativos das redes de restaurantes e também nos de entrega.
Condomínio grátis. ]Fora do varejo, a expectativa é a de que o evento reforce o clima de retomada do setor imobiliário. “Creio que a semana vai mexer com as vendas. Em geral, as pessoas estão mais animadas para ir aos plantões (de venda)”, disse o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Basílio Jafet. “Há uma visão crescente de que o momento é favorável para comprar, e a Semana do Brasil será mais um apelo.”
Ao menos 12 das 36 associadas da Abrainc, entidade que reúne as incorporadoras, confirmaram adesão – entre elas Cyrela, MRV, Vitacon, Tegra e Even. Elas oferecerão um ano de condomínio grátis para quem comprar apartamento durante o período da campanha. A promoção, porém, é válida apenas para alguns imóveis e não para todos os estandes.
Serviços. Empresas de outros segmentos também confirmaram participação. As operadoras Vivo e TIM informaram que oferecerão pacotes com descontos. Claro e Oi não responderam à reportagem. Entre as companhias aéreas, Gol e Latam se cadastraram no evento e ainda avaliam ações de vendas, ao passo que a Azul não prevê iniciativas promocionais. Outro grupo que aderiu à data foi o de locadoras de veículos: a Movida, por exemplo, oferecerá desconto em aluguéis de carros “premium”.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.