Estudantes promovem manifestação em frente ao HC nesta sexta (Foto: Divulgação)
Depois de três reuniões com a diretoria da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e do Hospital das Clínicas (HC), nesta quinta-feira (29), os alunos dos cursos Medicina e Enfermagem da instituição decidiram manter as manifestações nesta sexta (30).
“Ontem tivemos três reuniões com o diretor da Famema [Valdeir Fagundes de Queiroz] e a superintendente do HC [Paloma Libânio Nunes], porém, as nossas demandas a respeito da perda de plantões do internato e sucessivas demissões de docentes não foram atendidas. Assim, continuaremos a manifestação hoje, em frente ao Hospital das Clínicas”, conta uma aluna do terceiro ano de Medicina ao Marília Notícia.
De acordo com os acadêmicos, a instituição conta com diversos problemas, como a falta de professores (os salários oferecidos em novos concursos não seriam atrativos para profissionais qualificados), a falta de um prédio próprio para acomodar a faculdade, de laboratórios próximos da instituição para as aulas dos primeiros anos de medicina e a extinção de bolsas de monitoria.
Apesar da série de apontamentos, a gota d’água teria sido a implantação do Sistema Lean no Hospital das Clínicas, que teria o objetivo de desafogar o pronto-socorro. “A maior dificuldade acontece quando os alunos vão acompanhar os médicos nos estágios. Eles se sentem abandonados, estão sem docentes para acompanhar. Entre os alunos, chamamos o Sistema Lean de ‘sistema de linha de montagem’. A quantidade é valorizada mais do que a qualidade do atendimento”, afirma uma integrante do Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca).
PROJETO LEAN
Lançado em junho deste ano, de acordo com conteúdo disponível no site do HC/Famema, “o [sistema] Lean nas emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto tem como foco o atendimento nas emergências com o rearranjo da atual estrutura do HC/Famema para diminuir o tempo de espera dos pacientes que chegam ao Pronto-Socorro”.
Segundo a integrante do Daca, antes da implantação do sistema, os médicos discutiam os casos com os acadêmicos, o que possibilitava que eles tivessem um envolvimento maior com o atendimento. Agora, com a necessidade de rapidez, os estudantes acabam só seguindo os profissionais.
Reuniões nesta quinta-feira não terminaram em acordo (Foto: Divulgação)
EXIGÊNCIAS DOS ALUNOS
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria da Famema afirma que está acompanhando a implantação do sistema Lean no HC/Famema. “Os coordenadores do internato e dos estágios na parceria ensino-serviço entre as duas instituições também monitoram essa inovação. Como essa implantação é recente, ajustes e adequações serão sugeridos.”
Sobre as reuniões realizadas ontem, a nota diz que “as pautas foram atualizadas e os encaminhamentos serão efetivados com acompanhamentos da diretoria e dos representantes dos estudantes.”
“Importante ressaltar que parte das reivindicações dos estudantes já é implantada pela Famema. Como concursos públicos e contratação de professores. Em 2021 foram contratados 30 professores temporários. Em 2022 foi autorizada a contratação de 75 professores (mestres e doutores). Os primeiros editais para a realização dos concursos públicos serão abertos ainda nesta semana”, pontua ainda o documento.
Ainda de acordo com a Famema, o repasse das bolsas de auxílio foi interrompido em 2019 devido à falta de amparo legal. “Lei de bolsas para a Famema foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda o decreto para regulamentação. Alguns espaços da Famema e do HC/Famema são readequados para permitir as obras e reformas de ampliação do HC – Hospital das Clínicas, desta forma, os laboratórios didáticos foram transferidos para o Ambulatório HCIII (antigo Hospital São Francisco)”, afirma.
No texto, a diretoria da Famema reafirma que mantém o diálogo constante entre estudantes e a Instituição, e que continua aberta para esclarecer questionamentos ou dúvidas e receber sugestões sobre as atividades acadêmicas na Faculdade de Medicina de Marília. “Para a próxima semana, nova reunião será confirmada entre diretoria e estudantes.”
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.