Marília e região

‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Chuvas castigaram principal estrada de acesso a loteamento e isolaram moradores do Recanto Azul (Foto: Divulgação)

As chuvas que castigaram Marília nas últimas 24 horas provocaram o isolamento de comunidades da zona rural. Em alguns casos, agravaram condições já precárias de trafegabilidade em estradas de terra.

É o que relatam os moradores do loteamento de chácaras Recanto Azul, no distrito de Padre Nóbrega, que dizem estar isolados há vários dias. A situação foi comunicada ao Marília Notícia na manhã desta quarta-feira (10).

Imagens encaminhadas pelos moradores mostram trechos completamente tomados pela lama e veículos atolados. Em uma das cenas, uma caminhonete com tração 4×4 não consegue avançar pela estrada alagada. Em outra, nem mesmo um trator consegue retirar um carro preso no barro.

Segundo o morador Edson Maurício Zuiani, a estrada principal se deteriorou completamente com o alto volume de chuva. “É uma situação extremamente grave que estamos enfrentando e que está colocando em risco dezenas de famílias”, afirma.

Zuiani relata que há vários pontos de atolamento ao longo do trecho e que muitos moradores não conseguem sair das chácaras para trabalhar, levar crianças à escola ou atender emergências de saúde. “Nos últimos dias, diversos carros ficaram presos na lama, sendo necessário chamar tratores de sítios vizinhos para socorrer”, conta.

O morador diz que cerca de 100 famílias vivem no local, incluindo crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Ele afirma que a comunidade costuma realizar por conta própria a manutenção das estradas rurais.

“Quem cuida das estradas rurais por aqui é a própria população. E nós pagamos IPTU, água. Eu estou sem abastecimento há três semanas”, relata. O morador classifica a situação como um “problema humanitário”, por estarem “sem acesso, sem água e sem socorro”.

Queda de árvore também limitou acesso a moradores de loteamento (Foto: Divulgação)

“Precisamos de visibilidade para que as autoridades tomem providências urgentes”, pontua. Para ele, “o mínimo a se fazer seria a pavimentação da estrada”, já que, segundo diz, há grande fluxo diário de veículos.

Os moradores dizem que pretendem solicitar reunião com o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) nos próximos dias para tratar do assunto. Pela manhã, a Prefeitura de Marília informou ter enviado tratores para apoiar moradores em estradas rurais afetadas pelas chuvas.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

2 minutos ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

10 minutos ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

33 minutos ago

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde

Papai Noel marcou presença na festa natalina das crianças em Tupã (Foto: Divulgação) Milhares de…

1 hora ago

SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Duplicação integra o cronograma de investimentos previstos (Foto: Divulgação) A Entrevias Concessionária de Rodovias informou…

1 hora ago

Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta

Nuvens carregadas prometem chuva até domingo em Marília (Foto: Gabriel Tedde/Marília Notícia) As chuvas que…

2 horas ago

This website uses cookies.