Seis unidades de saúde em Tupã atuam até o dia 7 de dezembro com ações de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentro da campanha estadual Fique Sabendo.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as ações consistem em intensificar a oferta de exames sorológicos, mantendo os seis postos de saúde com testes rápidos. A metodologia de análise é rápida e prática, sendo necessária apenas a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. Resultado é entregue em até 30 minutos.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Tupã, Anaille Michelotti, a oferta de testagem rápida é uma estratégia adotada para que mais pessoas possam realizar o exame em um curto período de tempo.
“É muito importante que todos se conscientizem sobre a sífilis e o HIV, pois são doenças que, se diagnosticadas com agilidade, tem tratamento”, destaca.
Para o secretário municipal da Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, a campanha Fique Sabendo é de extrema importância para todos os municípios paulistas e evita que muitas pessoas deixem de fazer a testagem por preconceitos.
“Todos devem fazer a testagem, desde aqueles que se expuseram durante relações sexuais até os que já possuem relacionamentos estáveis com parceiros fixos. Reforço que a testagem rápida nas unidades de saúde é igualmente ética e sigilosa, assim como os exames agendados no Ambulatório”, ressalta.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas atua nos eixos educativos e com as ferramentas de prevenção combinada, dispondo de preservativo masculino e feminino; gel lubrificante; Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para profissionais de saúde, vítimas de violência sexual, e pessoas que se expuseram à relação sem preservativo ou com preservativo rompido com até 72h.
“Esse serviço tem como porta de entrada a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, no entanto, todo acompanhamento de seis meses dado ao paciente ocorre no Ambulatório”, completa o secretário.
A campanha está ocorrendo de segunda a sexta-feira nas seguintes unidades de saúde:
A campanha Fique Sabendo 2024 também está sendo realizada nos postos de saúde dos municípios da região de Marília. Basta se informar na Prefeitura local.
DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…
O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…
Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…
Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…
Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…
This website uses cookies.