Marília e região

Secretário volta a Marília e garante licitação do AME ainda em 2025

Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve em Marília na manhã desta quinta-feira (Foto: Paulo Cansini)

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, afirmou nesta quinta-feira (2) que as obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Marília deverão ter o processo licitatório iniciado ainda em 2025.

A declaração exclusiva ao Marília Notícia ocorreu durante a 3ª Oficina de Regionalização de Saúde de São Paulo, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, na Universidade de Marília (Unimar).

“O AME Marília está no ‘finalmente’. O terreno está sendo incorporado ao patrimônio do Estado. Esse processo está terminando na Secretaria de Gestão e Governo Digital. A partir do momento que for incorporado, será aberta a licitação no momento seguinte”, disse Paiva.

Futuro AME Marília será construído no Distrito de Lácio (Arte: Divulgação)

O gestor da pasta estadual ressaltou que a previsão é de celeridade na tramitação. “Nós estamos prevendo na licitação tentar o tempo mais curto possível. Acredito que de 12 a 18 meses aberto na licitação a gente possa ver até o AME funcionando”, acrescentou.

A declaração desta quinta-feira do secretário de Saúde confirma o que o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), havia antecipado em junho, durante a inauguração de um conjunto habitacional na zona norte de Marília.

Evento foi realizado na Universidade de Marília (Foto: Divulgação)

Entretanto, o cronograma de implantação do AME vem sofrendo alterações de previsão de entrega. Em fevereiro, na solenidade de doação da área pela Prefeitura, Paiva havia afirmado que a construção começaria em abril, com entrega prevista para 2026. A autorização formal só ocorreu em agosto, durante outra visita de Tarcísio a Marília, na Caravana 3D.

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), também participou do evento de hoje no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar) e destacou a importância da construção do AME em benefício das 19 cidades que atenderá após inauguração.

Oficina de regionalização teve início nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

“Nós vamos para o ponto final na angústia do povo de ficar esperando o médico especialista. Espero que o ano que vem a gente possa estar aqui comemorando essa inauguração aqui para a nossa região”, declarou.

A oficina de regionalização começou ontem e reuniu secretários municipais de saúde, representantes de 62 municípios e dirigentes de hospitais da região. Nesta quinta, mais de 30 prefeitos participaram da solenidade e se reuniram com Paiva.

Evento reuniu representantes da região (Foto: Divulgação)

METANOL

Durante entrevista ao MN, Eleuses Paiva também atualizou os números de casos de contaminação por metanol em bebidas destiladas no Estado. Ele foi informado após o encerramento da solenidade em que participou, a caminho do atendimento à imprensa.

“Acabo de receber a informação. São 52 casos que nós temos no Estado de São Paulo, 11 confirmados e 41 em investigação. O número de mortes é de seis, com uma confirmada e cinco em investigação”, informou.

O secretário ressaltou que não há registros da ocorrência em Marília e região. “É importante dizer que este fato está restrito à Grande São Paulo. Nós não temos nenhuma notícia no interior do Estado”, concluiu.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

21 minutos ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

21 minutos ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

21 minutos ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

21 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

21 minutos ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

21 minutos ago

This website uses cookies.