Marília e região

Secretário volta a Marília e garante licitação do AME ainda em 2025

Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve em Marília na manhã desta quinta-feira (Foto: Paulo Cansini)

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, afirmou nesta quinta-feira (2) que as obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Marília deverão ter o processo licitatório iniciado ainda em 2025.

A declaração exclusiva ao Marília Notícia ocorreu durante a 3ª Oficina de Regionalização de Saúde de São Paulo, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, na Universidade de Marília (Unimar).

“O AME Marília está no ‘finalmente’. O terreno está sendo incorporado ao patrimônio do Estado. Esse processo está terminando na Secretaria de Gestão e Governo Digital. A partir do momento que for incorporado, será aberta a licitação no momento seguinte”, disse Paiva.

Futuro AME Marília será construído no Distrito de Lácio (Arte: Divulgação)

O gestor da pasta estadual ressaltou que a previsão é de celeridade na tramitação. “Nós estamos prevendo na licitação tentar o tempo mais curto possível. Acredito que de 12 a 18 meses aberto na licitação a gente possa ver até o AME funcionando”, acrescentou.

A declaração desta quinta-feira do secretário de Saúde confirma o que o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), havia antecipado em junho, durante a inauguração de um conjunto habitacional na zona norte de Marília.

Evento foi realizado na Universidade de Marília (Foto: Divulgação)

Entretanto, o cronograma de implantação do AME vem sofrendo alterações de previsão de entrega. Em fevereiro, na solenidade de doação da área pela Prefeitura, Paiva havia afirmado que a construção começaria em abril, com entrega prevista para 2026. A autorização formal só ocorreu em agosto, durante outra visita de Tarcísio a Marília, na Caravana 3D.

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), também participou do evento de hoje no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar) e destacou a importância da construção do AME em benefício das 19 cidades que atenderá após inauguração.

Oficina de regionalização teve início nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

“Nós vamos para o ponto final na angústia do povo de ficar esperando o médico especialista. Espero que o ano que vem a gente possa estar aqui comemorando essa inauguração aqui para a nossa região”, declarou.

A oficina de regionalização começou ontem e reuniu secretários municipais de saúde, representantes de 62 municípios e dirigentes de hospitais da região. Nesta quinta, mais de 30 prefeitos participaram da solenidade e se reuniram com Paiva.

Evento reuniu representantes da região (Foto: Divulgação)

METANOL

Durante entrevista ao MN, Eleuses Paiva também atualizou os números de casos de contaminação por metanol em bebidas destiladas no Estado. Ele foi informado após o encerramento da solenidade em que participou, a caminho do atendimento à imprensa.

“Acabo de receber a informação. São 52 casos que nós temos no Estado de São Paulo, 11 confirmados e 41 em investigação. O número de mortes é de seis, com uma confirmada e cinco em investigação”, informou.

O secretário ressaltou que não há registros da ocorrência em Marília e região. “É importante dizer que este fato está restrito à Grande São Paulo. Nós não temos nenhuma notícia no interior do Estado”, concluiu.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Hidrômetros: aliados da transparência no consumo de água

No debate sobre abastecimento, tarifas e preservação dos recursos hídricos, um equipamento simples, presente em…

26 minutos ago

Solenidade homenageia deputada e mais 16 personalidades pelo Dia da Mulher

Vereadora Rossana Camacho, com deputada Dani ao centro; indicação de Guilherme Burcão (Foto: Divulgação/Assessoria de…

54 minutos ago

Marília intensifica combate à dengue com ações neste fim de semana

Saúde realiza nebulizações e bloqueio contra dengue neste fim de semana (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

2 horas ago

Cozinheira de Marilia perde quase R$ 5 mil no golpe do falso advogado

Uma cozinheira de 41 anos registrou denúncia de estelionato após cair no chamado “golpe do…

2 horas ago

Dólar cai para R$ 5,24 após oscilações no mercado financeiro

Conflito no Oriente Médio e petróleo em alta afetam mercados (Foto: Agência Brasil) O dólar…

3 horas ago

Sebrae-SP abre inscrições para o Startup Day 2026 em Marília

Evento gratuito acontece em 21 de março na Tec Unimar, em Marília (Foto: Divulgação/Sebrae-SP) O…

3 horas ago

This website uses cookies.