Boletim de Tupã (Foto: Divulgação)
O secretário da Saúde de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Miguel Ângelo de Marchi, afirmou que a Santa Casa local vive uma situação muito preocupante em relação aos leitos de UTI para Covid-19.
Em entrevista coletiva na última sexta-feira (12), o secretário afirmou que os médicos estão tendo que escolher quem vai ser internado e até quem vai ser intubado no hospital.
“A situação é crítica, grave, séria e que vai levar a muitas mortes. Estamos, infelizmente, no pior pico da infecção. Tupã bateu recorde, junto com Ourinhos, do maior aumento no número de mortes na região. Também estamos na fase de escolher quem são os pacientes que vão ser internados, quem são os pacientes que vão para UTI, quem são os pacientes que podem ir para um tubo”, disse o secretário.
“Hoje não se escolhe o mais idoso ou mais jovem, hoje se escolhe aquele que tem mais possibilidade de vida, aquele que pode ser mais produtivo num futuro e isso, infelizmente vai levar a muitos óbitos”, completou.
Miguel ainda fez um alerta para o aumento dos casos graves na cidade. Segundo ele, a cada 10 pessoas que precisam ser intubadas, apenas duas sobrevivem.
“Esse vírus não é brincadeira. Ele é altamente transmissível, altamente inflamatório e altamente corrosivo no sistema respiratório das pessoas. A grande maioria do pessoal que chega a intubação, de cada 10 que são intubados, apenas dois sobrevivem e óbvio que vão ficar com lesões extremamente graves, como nós estamos observando atualmente”.
O secretário de Saúde alertou sobre o desrespeito às medidas de prevenção ao coronavírus.
“Se não existem mais as baladas, pelo menos as oficiais, quem está transmitindo a doença? As pessoas que estão saindo de casa estão indo ao supermercado, estão na rua, nas praças. Nós não vamos mais tolerar esses erros das pessoas. Você vai adoecer a sua família, seus funcionários e não temos leitos para isso. Por mais que o Estado nos ofereça 20, 30, 40 leitos, nós vamos ocupar todos. Nós temos 65 mil habitantes. Temos 5% dessa população contaminada. O tratamento hoje para cada um de nós é ficar em casa, se distanciar, ter ciência dos sintomas, saber como e quando eu vou fazer exames e procurar atendimento médico.”
Nesta segunda-feira (15) o boletim epidemiológico mostrava que o município continua com 100% dos leitos de UTI da Santa Casa ocupados.
Tupã está seguindo as regras da fase emergencial durante a semana, mas documento publicado pela Prefeitura determina que todos os estabelecimentos da cidade deverão ficar fechados nos sábados, 20 e 27 de março, e domingos, 21 e 28 de março, uma espécie de “lockdown”.
Veja abaixo a fala do secretário:
Nuvens carregadas prometem chuva até domingo em Marília (Foto: Gabriel Tedde/Marília Notícia) As chuvas que…
Iniciativa da Prefeitura de Tupã utilizou testes rápidos para Sífilis e HIV (Foto: Divulgação) Encerrada…
Toldo teve dano, com o 'voo' da placa de loja na rua Nove de Julho…
A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite desta terça-feira (9), um homem de 48…
Um homem de 42 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira (10) após…
Um homem de 35 anos, que alegou ganhar a vida como bombeiro, foi preso em…
This website uses cookies.