Marília

Secretaria da Saúde tem afastamento em massa de servidores

Supervisora da Vigilância Epidemiológica no município, Alessandra Arrigoni Mosquini (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A Secretaria da Saúde de Marília tem registrado afastamentos em massa de seus servidores, o que dificulta a implementação de políticas públicas de combate ao novo coronavírus. São quase 400 trabalhadores fora de serviço.

Aproximadamente 290 estão em casa por possuírem comorbidades, ou seja, doenças pré-existentes que os colocam nos grupos de risco. Diabetes e hipertensão são algumas dessas enfermidades.

Outro problema que tem se tornado recorrente, e já afastou cerca de 10% dos servidores da pasta, é a manifestação de sintomas gripais.

As informações foram passadas com exclusividade ao Marília Notícia pela supervisora da Vigilância Epidemiológica no município, Alessandra Arrigoni Mosquini.

O desfalque de servidores é um dos motivos que levou a administração a destacar algumas unidades de saúde exclusivamente para atender pacientes com sintomas que podem ser de Covid-19, doença causada pelo vírus.

Novo secretário da Saúde, Cássio Pinto, e Alessandra, da Vigilância Epidemiológica (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

“O número de Recursos Humanos da Saúde diminui muito. Quem está gripado fica afastado por 14 dias. O número é bem expressivo e temos que testar todo mundo”, comentou Alessandra.

Um agravante é que profissionais da saúde, sobretudo médicos, costumam dar plantões em mais de um lugar durante a semana. Com isso, o afastamento pode deixar mais de um serviço de saúde desfalcado no município.

Outra medida tomada pela Secretaria da Saúde para amenizar a situação é a convocação de odontologistas e outros servidores para apoio no diagnóstico e atendimento dos pacientes, conforme autorização do Governo Federal.

A administração municipal estuda inclusive como os veterinários da Secretaria de Saúde podem ajudar. No entanto, inclusive entre eles já existe um número expressivo de afastados por conta de comorbidades.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

7 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

7 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

7 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

7 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

8 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

8 horas ago

This website uses cookies.