Marília

Secretaria da Saúde tem afastamento em massa de servidores

Supervisora da Vigilância Epidemiológica no município, Alessandra Arrigoni Mosquini (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A Secretaria da Saúde de Marília tem registrado afastamentos em massa de seus servidores, o que dificulta a implementação de políticas públicas de combate ao novo coronavírus. São quase 400 trabalhadores fora de serviço.

Aproximadamente 290 estão em casa por possuírem comorbidades, ou seja, doenças pré-existentes que os colocam nos grupos de risco. Diabetes e hipertensão são algumas dessas enfermidades.

Outro problema que tem se tornado recorrente, e já afastou cerca de 10% dos servidores da pasta, é a manifestação de sintomas gripais.

As informações foram passadas com exclusividade ao Marília Notícia pela supervisora da Vigilância Epidemiológica no município, Alessandra Arrigoni Mosquini.

O desfalque de servidores é um dos motivos que levou a administração a destacar algumas unidades de saúde exclusivamente para atender pacientes com sintomas que podem ser de Covid-19, doença causada pelo vírus.

Novo secretário da Saúde, Cássio Pinto, e Alessandra, da Vigilância Epidemiológica (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

“O número de Recursos Humanos da Saúde diminui muito. Quem está gripado fica afastado por 14 dias. O número é bem expressivo e temos que testar todo mundo”, comentou Alessandra.

Um agravante é que profissionais da saúde, sobretudo médicos, costumam dar plantões em mais de um lugar durante a semana. Com isso, o afastamento pode deixar mais de um serviço de saúde desfalcado no município.

Outra medida tomada pela Secretaria da Saúde para amenizar a situação é a convocação de odontologistas e outros servidores para apoio no diagnóstico e atendimento dos pacientes, conforme autorização do Governo Federal.

A administração municipal estuda inclusive como os veterinários da Secretaria de Saúde podem ajudar. No entanto, inclusive entre eles já existe um número expressivo de afastados por conta de comorbidades.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

2 minutos ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

1 hora ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

3 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

3 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

3 horas ago

This website uses cookies.