+ Notícias

Secretaria da Saúde reforça combate ao mosquito da dengue com ações nos bairros

Mobilização tem parceria com a Operação Cata-Treco (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou que está intensificando, ao longo desta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. Conforme a pasta, estão previstas atividades como rodas de conversa nas unidades de saúde, inspeções em indústrias, controle de vetores no bairro Vida Nova Maracá e nebulização em áreas da zona norte.

A coordenadora do setor de Vigilâncias, Thaís Leatti, explicou que as ações previstas para o Dia D de Mobilização, marcado para 8 de novembro, não foram realizadas devido às condições climáticas. Segundo ela, com a instituição da Semana de Mobilização pelo Ministério da Saúde, o município decidiu manter o cronograma de atividades.

“É importante reforçar que o combate ao Aedes aegypti acontece diariamente no município, com equipes atuando de forma contínua em inspeções domiciliares, manejo ambiental, controle químico, educação em saúde e vigilância dos casos”, afirmou.

Além das ações pontuais, seguem em andamento as atividades permanentes (Foto: Divulgação)

Entre as ações intensificadas estão orientações nas salas de espera sobre eliminação de criadouros e sinais de alerta da dengue; força-tarefa em indústrias da zona norte com inspeções e recomendações estruturais; nebulização no Jardim Renata neste sábado (15); e controle mecânico com eliminação de criadouros no Vida Nova Maracá, também no sábado, das 13h às 18h.

A Saúde destacou ainda a parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos para a realização da operação Cata-treco, entre 10 e 14 de novembro, nos bairros Residencial Vida Nova Paraíso, Aniz Badra, Parque das Flores/Bairro Antenor Barion, Jardim Altos do Palmital, Distrito Industrial, César Almeida, Jardim Ipanema, Figueirinha I e II e Jardim Adolpho Bim.

Além das ações pontuais, seguem em andamento as atividades permanentes: visitas domiciliares de ACEs e ACSs, bloqueio de transmissão após notificações, nebulização em áreas com registro de casos e investigação e acompanhamento de casos suspeitos e confirmados.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que uma mobilização social está prevista para o fim do mês, com pedágios educativos em pontos de grande circulação.

“Reforçamos a importância da participação da população na eliminação de criadouros em suas residências, pois 80% dos focos são encontrados dentro das casas. A dengue se combate todos os dias, com ações coletivas e responsabilidade compartilhada”, disse.

Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

2 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

2 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

2 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

2 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

2 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

2 horas ago

This website uses cookies.