Marília

Secretaria da Saúde apoia e participa da Luta Antimanicomial

 

Secretaria Municipal da Saúde apoia e participa da Luta Antimanicomial.

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa de Saúde Mental, participa e apoia as atividades alusivas a 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A cidade terá programação com o envolvimento de organizações do Poder Público e da sociedade civil, para chamar a atenção para a importância do movimento que propõe o direito à liberdade e tratamento com cuidados psicossociais.

A psicóloga Simone Alves Cotrim, supervisora do programa no município, lembra que a demanda é crescente, mas ressalta que Marília tem experimentado avanços no atendimento a pessoas em sofrimento mental. A Prefeitura mantém duas unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

O Caps Com-Viver atende adultos. Já o Caps Catavento Infantil é especializado em crianças e adolescentes. Juntas, as duas unidades somam 320 pessoas vinculadas, com acesso à equipe multiprofissional (incluindo psiquiatras) e recursos terapêuticos.

“A Secretaria Municipal da Saúde participa há anos das atividades dessa data, um importante marco, uma data escolhida pelo Ministério da Saúde para conclamar a sociedade a se atentar às questões do sofrimento mental”, disse Simone.

Ela explica que o objetivo é sensibilizar todas as pessoas, independente de ter ou não afinidade com o tema (casos na família, profissão relacionada, ou outros pessoais para se envolver) para um desafio real, em crescimento na sociedade moderna mundial.

“A pessoa em sofrimento mental tem o direito de ser tratada de forma mais digna possível, em liberdade e com os devidos cuidados psicossociais”, destacou a psicóloga.

PROGRAMAÇÃO

Entre os eventos programados, Marília terá o pré-lançamento do filme “Jardim das Roseiras: um filme para colher e cheirar”, idealizado por Domênica Almeida e realizado pelo Coletivo Luta Antimanicomial de Marília, dirigido por Paula Melo e Marcos Piva (direção de fotografia).

A exibição será neste dia 18 (sexta-feira) em dois horários: às 08h30 no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (avenida Castro Alves, 61) e às 19h30 na Praça Saturnino de Brito, em frente à Prefeitura Municipal.

Haverá ainda o “Mês da Luta Antimanicomial no HC”, realizado pelos Residentes Multiprofissionais em Saúde Mental e Usuários da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), com duas atividades em cartaz.

De 21 a 27 de maio acontece o “Afetarte: tecendo afeto por meio da arte”, com uma semana de exposição de trabalhos desenvolvidos pelos usuários do Caps Com-Viver e enfermaria psiquiátrica. No dia 28 acontece o “Encontro dos Abraços: A vida está na arte dos encontros”, com confraternização e encerramento. A atividade será realizada no saguão térreo do HCI (em frente à capela), das 18h30 às 20h30.

Além dos serviços e organizações citadas, a Luta Antimanicomial em Marília envolve o Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família); Caps Álcool e outras Drogas mantido pela Famema; docentes e alunos da Unesp e Socism (Sociedade Científica de Saúde Mental).

Amanda Brandão

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

12 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

14 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

14 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

14 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

17 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

17 horas ago

This website uses cookies.