Pretendendo dar mais qualidade de vida para crianças e adolescentes abrigados em serviços de acolhimento institucional, a Secretaria da Cidadania, conjuntamente com a Vara da Infância e da Juventude, promovem nesta terça-feira (8) um evento para apresentação dos Programas Família Acolhedora e Apadrinhamento. A apresentação será às 9h30 no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello.
O Programa Família Acolhedora visa garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que necessitem de afastamento temporário do convívio de sua família. Pretende ainda estimular o potencial de solidariedade da comunidade local e, em simultâneo, apoiar e humanizar o cuidado destinado às crianças e adolescentes do município no momento em que mais precisam.
Já o Programa de Apadrinhamento é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência, com o intuito de possibilitar a construção de vínculos, convivência familiar e comunitária, bem como a formação de uma rede de apoio, previsto pela Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Os dois programas ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mas de formas diferentes. O Apadrinhamento oferece apoio emocional e/ou material, sem substituir a família, enquanto a Família Acolhedora cuida da criança ou adolescente temporariamente, até que uma solução definitiva seja encontrada.
A secretária da Cidadania, Sandra de Fátima Cordeiro Roim, esclareceu que “o acolhimento familiar proporciona às crianças e adolescentes a possibilidade de viver em um ambiente familiar, onde receberão os cuidados pertinentes ao seu desenvolvimento, enquanto a sua família possa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, recebendo apoio e assistência necessária, objetivando melhorar a situação social e de saúde desta.”
O Programa Família Acolhedora é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e pode ser executado diretamente pelos governos, especialmente as prefeituras, ou em parceria com organizações da sociedade civil.
EVENTO
Apadrinhamento e Família Acolhedora
Data: 08/04/2025
Horário: 9h30
Local: Teatro Municipal Waldir Silveira Mello
Endereço: avenida Rio Branco, 51 – Centro
Participação: Thaís Feguri Krizanowski Farinelli – juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Marília – Apadrinhamento; e Janaína Darli Duarte Simão – especialista em políticas públicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – reordenamento do acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.