Marília

Saúde vê risco de colapso e falta de vagas de UTI em Marília

Leitos no HBU em Marília; Saúde alerta para possível ocupação máxima (Foto: Divulgação)

Com 54 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade, atingindo taxa de ocupação de 77,14% dos leitos existentes, a Secretaria de Saúde de Marília publicou na tarde desta segunda-feira (21) um alerta para o risco de colapso nos hospitais do município.

Além do grande número de leitos ocupados, a preocupação se justifica pela aceleração no número de novos casos da doença. Em apenas 15 dias, a cidade saltou de 6.061 casos (ao longo de nove meses de pandemia) para 7.010, crescimento de 15%.

Em apenas um mês, foram 1.716 novas infecções (+32%), elevando, principalmente, o número de pessoas com o vírus ativo. Há 30 dias eram 143 casos em transmissão; agora 184 moradores com confirmação da doença e com risco de contaminar outras pessoas.

“Estamos caminhando rapidamente para uma situação de ocupação total de nossa capacidade, caso a população não interrompa o comportamento atual”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto.

Ele acrescentou que o município está próximo de disponibilizar a vacina à população, o que depende de órgãos responsáveis. Disse que a Secretaria de Saúde de Marília já “antecipou seu planejamento e o cronograma da ação será executado quando o Governo do Estado de São Paulo enviar o quantitativo correspondente”.

O secretário alertou ainda que “colapsar a rede de saúde, neste momento, seria péssimo para todos, uma vez que pacientes seriam encaminhados para tratamento em outros municípios”.

Ocupação

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) – primeira referência de Covid-19 para quem mora em Marília – é o que tem maior ocupação. São 24 pacientes internados (ocupação de 92,3%).

Nesta segunda-feira a Santa Casa de Marília tem 15 dos 18 leitos reservados em UTI ocupados (83,3%).

Já o Hospital das Clínicas, referência para a região e retaguarda para suportar a pressão da rede das microrregiões que compõem a região de saúde, utiliza 15 dos 26 leitos disponibilizados (57%).

Vale lembrar que aumentou, nos últimos sete dias, as transferências para o HC de pacientes vindos de municípios da região de Ourinhos e Assis, o que deixa em alerta as autoridades de saúde.

Diante do cenário, o secretário da Saúde de Marília reforçou as recomendações. “É preciso evitar aglomerações, usar corretamente a máscara (cobrindo nariz), ficar mais distante ao conversar e higienizar constantemente as mãos com água e sabão”, disse.

A saúde pede ainda que as pessoas adotem medidas de proteção e cuidados, ao receber parentes nas festas fim de ano. Se for possível, a recomendação é evitar vistas”, reforçou.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

13 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

13 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

14 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

14 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

14 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

14 horas ago

This website uses cookies.