Marília

Saúde vacina mais de seis mil cães e gatos

Vacinação contra raiva

A Secretaria Municipal da Saúde considerou positiva a vacinação de cães e gatos contra a raiva no último sábado na zona norte. Em 22 postos foram vacinados 6.033 animais, sendo 5.535 cães e 498 gatos.

A 37ª Campanha de Vacinação Antirrabica em Marília terá sequência sábado, dia 10, nas zonas leste e oeste, bem como dia 10 na zona sul.

Segundo Lupércio Garrido Netto, coordenador do setor de Zoonoses da secretaria, o balanço de sábado foi muito bom. “Mesmo com a chuva leve, o balanço foi excelente. É a prova que está havendo uma conscientização maior da população de que a raiva não tem cura nem no animal e muito menos no homem. É uma questão de responsabilidade. Marília tem cerca de 30 mil cães e gatos aptos para serem vacinados. Devem receber a vacina todos os animais a partir dos três meses de vida”, comentou.

Segundo Lupércio, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual sendo o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. “Quem ainda não vacinou o seu animal esse ano deverá, portanto, faze-lo. Teremos mais uma vez a importante parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unimar”, comentou Lupércio.

 No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre, enquanto o cão, em alguns municípios, continua sendo fonte de infecção importante.

Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

A raiva é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.

O vírus da raiva age no sistema nervoso central e causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios. A partir deste local, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.

Marília Notícia

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

5 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

5 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

5 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

5 horas ago

This website uses cookies.