Marília

Saúde vacina mais de seis mil cães e gatos

Vacinação contra raiva

A Secretaria Municipal da Saúde considerou positiva a vacinação de cães e gatos contra a raiva no último sábado na zona norte. Em 22 postos foram vacinados 6.033 animais, sendo 5.535 cães e 498 gatos.

A 37ª Campanha de Vacinação Antirrabica em Marília terá sequência sábado, dia 10, nas zonas leste e oeste, bem como dia 10 na zona sul.

Segundo Lupércio Garrido Netto, coordenador do setor de Zoonoses da secretaria, o balanço de sábado foi muito bom. “Mesmo com a chuva leve, o balanço foi excelente. É a prova que está havendo uma conscientização maior da população de que a raiva não tem cura nem no animal e muito menos no homem. É uma questão de responsabilidade. Marília tem cerca de 30 mil cães e gatos aptos para serem vacinados. Devem receber a vacina todos os animais a partir dos três meses de vida”, comentou.

Segundo Lupércio, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual sendo o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. “Quem ainda não vacinou o seu animal esse ano deverá, portanto, faze-lo. Teremos mais uma vez a importante parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unimar”, comentou Lupércio.

 No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre, enquanto o cão, em alguns municípios, continua sendo fonte de infecção importante.

Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

A raiva é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.

O vírus da raiva age no sistema nervoso central e causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios. A partir deste local, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

1 hora ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.