O boletim divulgado semanalmente pela Vigilância Epidemiológica aponta que a cidade registrou nesta última semana o primeiro caso de leishmaniose visceral de 2022. A vítima é um homem de 21 anos, morador do bairro Alto Cafezal. Ele passa bem.
Segundo a Prefeitura, o município é endêmico e realiza ações contínuas de combate à leishmaniose. Porém, em razão do caso registrado, foram realizadas “ações de controle animal e busca de febre.”
Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 50% no número de casos da doença. Até o início de novembro de 2021, foram registrados dois casos. Em todo o ano, foram contabilizados três.
Em agosto deste ano, o Marília Notícia informou que havia sido registrado o primeiro caso de leishmaniose tegumentar. Até então, o último caso da doença na cidade havia sido notificado em 2020.
A diferença entre os dois tipos da doença é que a leishmaniose tegumentar (ou cutânea) ataca a pele e as mucosas, enquanto a visceral atinge órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
De modo geral, a leishmaniose não é contagiosa e é transmitida ao ser humano pela picada de uma espécie de mosca infectada. O que vai determinar o tipo de infecção e o parasita. Se não tratada adequadamente, pode causar consequências graves.
SINTOMAS
Leishmaniose visceral – febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
Leishmaniose tegumentar – duas a três semanas após a picada pelo inseto, aparece uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.
COMO PREVENIR
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.