A Secretaria Municipal da Saúde de Marília intensificou no sábado (25) as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas zonas norte e oeste da cidade. A terceira edição da operação especial, coordenada pela Divisão de Zoonoses, mobilizou dois supervisores de campo e 25 agentes — sendo 14 de controle de endemias e 11 comunitários de saúde.
As equipes realizaram 1.657 visitas técnicas, das quais 632 imóveis foram trabalhados. Outros 1.025 estavam fechados e 29 recusaram o acesso dos profissionais. Durante a ação, quatro focos de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram eliminados.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da colaboração dos moradores. “Mais de 60% dos imóveis ficaram inacessíveis, o que dificulta bastante a eficácia das nossas ações. Reforçamos que a participação da comunidade é essencial: abrir as casas para a vistoria dos nossos agentes, eliminar água parada e seguir as orientações dos profissionais faz toda a diferença no enfrentamento ao mosquito”, afirmou.
Segundo a pasta, o planejamento das ações tem sido feito com base em georreferenciamento, ferramenta que identifica áreas com maior incidência de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses. Nas duas edições anteriores, os agentes já haviam realizado 2.113 visitas, com 1.007 imóveis vistoriados e 1.106 fechados.
Nebulização em escolas
No mesmo dia, equipes da Divisão de Zoonoses executaram uma ação de nebulização em duas unidades escolares da zona oeste: a Emei Mãe Cristina, no bairro Boa Vista, e a Escola Estadual Monsenhor Bicudo, no bairro Salgado Filho.
De acordo com Talita Rodrigues, supervisora responsável pela operação, foram utilizados nebulizadores costais motorizados, que auxiliam na eliminação dos mosquitos adultos. “É uma ação que também integra a nossa rotina de controle”, explicou.
As ações fazem parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, lançado recentemente pela Secretaria da Saúde. “Com o retorno das chuvas, estamos intensificando as nossas ações de combate ao Aedes aegypti. O apoio da população é fundamental para evitar novos casos”, completou a secretária Paloma Libanio.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.