Marília

Saúde de Marília realiza investigação epidemiológica no distrito de Avencas

Ações são realizadas em locais de risco de doenças transmissíveis (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, em força-tarefa montada com apoio da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental do Município, além de órgãos estaduais como o Instituto Pasteur e núcleo regional do CCD (antiga Sucen), investiga a situação do distrito de Avencas, na zona rural.

O trabalho da força-tarefa está sendo desenvolvido há duas semanas, inclusive com verificação ‘casa a casa’. “Nós estamos orientando os moradores de Avencas e das propriedades rurais daquela região sobre como evitar possíveis doenças transmissíveis, a exemplo de dengue, leishmaniose, febre maculosa e leptospirose”, comunicou o secretário municipal da Saúde e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira .

A unidade de saúde do distrito, localizada na avenida Vitória Régia, nº 608, vem oferecendo orientações e total apoio à população de Avencas. As medidas foram adotadas para conter e identificar um possível foco de transmissão, após a confirmação de um caso para febre maculosa em junho e o surgimento de novos casos suspeitos na última semana. Além de febre maculosa, a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica investigam a possibilidade dos quadros clínicos estarem associados a doenças como dengue, leishmaniose e leptospirose.

Equipes de endemias estão fazendo a varredura e captura de carrapatos nas margens dos rios próximos, além de orientação e coleta de sangue de todos os animais domésticos do distrito. A população também está sendo orientada sobre todas as possíveis doenças transmitidas por animais ao homem (conhecidas como zoonoses) que possam estar ocorrendo. Todos estão sendo orientados a evitar áreas de matas, rios, córregos d’água e cachoeiras, pois são medidas protetivas contra carrapatos. 

Equipes estão realizando visitas à população de Avencas (Foto: Divulgação)

A Vigilância Ambiental de Marília, por sua vez, alocou equipes de técnicos e médicos veterinários para ampla varredura com foco a identificar situações de risco para dengue, febre maculosa, leptospirose e leishmaniose, pois os sintomas apresentados pelos pacientes remetem aos quadros típicos destas doenças.

A varredura feita inclui identificação de cães com sintomas de infecção, identificação de infestação de carrapatos e focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica vem preparando as equipes da Saúde que trabalham no distrito de Avencas – incluindo agentes comunitários, agentes de controle de endemia, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e técnicos de Enfermagem – há duas semanas, para ampliarem o olhar na identificação de possíveis sinais clínicos casos para febre maculosa, leishmaniose, leptospirose e dengue. A população também vem sendo orientada a adotar comportamento preventivo. 

Na última terça-feira (10), médicos veterinários e equipes técnicas da Vigilância Ambiental, especialistas do Instituto Pasteur (órgão do Estado vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças) e da antiga Sucen (CCD-Naor Marília) iniciaram amplas varreduras e identificações nas margens dos dois rios que margeiam Avencas, os córregos da Prata e o do Pombo. O trabalho continuou nesta quarta-feira (11), com equipes da Divisão de Zoonoses visitando casa a casa, orientando a população sobre os cuidados e também colhendo sangue de animais domésticos.

A rede de saúde emitiu comunicado de alerta para todos os moradores de Avencas. “Marília está vigilante e solicita o auxílio de todos para o enfrentamento desta situação”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marília Notícia

Recent Posts

MAC joga bem e bate a líder Portuguesa Santista pela Série A3 no Abreuzão

Lance da vitória do MAC em cima da Portuguesa Santista no Abreuzão (Foto: Matheus Dahsan)…

22 minutos ago

Tráfico perde mais de 1,2 mil porções de drogas durante fuga de suspeitos na Vila Barros

Cão farejador localizou mochilas com grande volume de drogas na zona norte (Foto: Divulgação/PMSP) Uma…

9 horas ago

Suspeita de gravação de reunião fechada de ministros do STF pressiona Tóffoli

Pressão contra Tóffoli aumenta, com ministros desconfiados de gravação (Foto: Divulgação/EBC) O clima interno no…

9 horas ago

Réus recebem penas que somam mais de 330 anos por assassinatos em bar

Manoel, Carla e o bebê que ela gestava tiveram vidas interrompidas por violência (Fotos: Divulgação/Redes…

9 horas ago

Furto de veículo é registrado próximo a pizzaria na zona norte

A polícia apura o destino de um carro que foi furtado próximo a uma pizzaria,…

10 horas ago

Homem é preso após ameaçar mulher e filha e resistir à abordagem da PM

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (13) após…

10 horas ago

This website uses cookies.