Marília

Saúde de Marília aponta falta de vacinas em frascos multidoses

Conselheiros presentes à reunião recomendaram que a Secretaria Municipal da Saúde notifique o Ministério Público sobre o déficit (Foto: Divulgação)

Em três lotes da vacina produzida pelo Instituto Butantan recebidos em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde identificou conteúdo incompatível nas ampolas multidoses. Ao invés de 10, os frascos continham entre nove e nove doses e meia.

A informação foi revelada pela enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do município, Juliana Bortoletto, durante reunião do Conselho Municipal da Saúde (Comus), na tarde desta quarta-feira (31).

Segundo ela, a situação foi verificada nos lotes 210077, 210076 e 210061, recebidos recentemente pelo município. No total, as três remessas deveriam somar 13.730 doses, mas o déficit pode ter sido de até 10%.

O problema foi notificado ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Ainda não houve, segundo a Prefeitura, uma resposta oficial do órgão sobre providências e reposição ao município.

“Essa diferença, evidentemente, está gerando um déficit. A cada três mil doses que constam como recebidas, na verdade, verifica-se a falta de 300. Fizemos a notificação quanto a isso, para que o problema seja corrigido pelo laboratório”, disse Juliana.

Conselheiros presentes à reunião recomendaram que a Secretaria Municipal da Saúde notifique o Ministério Público sobre o déficit.

“A cada três mil doses que constam como recebidas, na verdade, verifica-se a falta de 300”, disse enfermeira (Foto: Divulgação)

Frasco multidoses

A Coronavac, conforme a bula disponibilizada pelo Instituto Butantan, foi distribuída aos municípios na apresentação monodose, com 40 frascos-ampola (em cada caixa), contendo uma dose de 0,5 mL cada e também na apresentação multidose, em que cada ampola tem 10 doses de 0,5 mL.

A segunda forma de envase agiliza o processo industrial e melhora a logística. A estratégia é usada, principalmente, em grandes ações de vacinação, para evita que haja desperdício do produto.

Outro lado

Em nota ao Marília Notícia, o Instituto Butantan afirmou que “não houve, de forma nenhuma, redução do número de doses da vacina produzida pelo Butantan”.

“Cada frasco contém nominalmente 10 doses. Todas as ampolas passam por rigoroso processo de inspeção de controle de qualidade antes de serem liberadas para o Programa Nacional de Imunizações. O volume envasado por frasco está devidamente autorizado pela Anvisa”, diz comunicado enviado.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

2 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

7 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

9 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

9 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

10 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

10 horas ago

This website uses cookies.