Marília

Saúde consumiu mais de 25% das receitas do município em 2019

Bebê nasceu em unidade básica de saúde, na zona norte, durante consulta de rotina em 2019; rede de Marília é custeada, principalmente, por recursos próprios (Foto: Prefeitura de Marília/Assessoria de Imprensa)

O relatório que a Prefeitura de Marília apresentou nesta quinta-feira (27), em audiência da Secretaria da Fazenda na Câmara de Marília, mostra que o município gastou muito mais com Saúde do que é exigido na Constituição.

Nesta sexta-feira (28), uma audiência da pasta da Saúde traz ainda balanço das realizações no setor – indicadores dos principais serviços – e também os relatórios financeiros detalhados que encerram o ano de 2019.

No ano, a Prefeitura de Marília investiu em saúde R$ 116,9 milhões em recursos próprios e transferências constitucionais e legais da União e Estado.

O montante empenhado atingiu 25,08% de toda arrecadação entre janeiro e dezembro, cumprindo com folga o mínimo obrigatório de 15%.

A diferença entre a obrigação legal da Prefeitura e o valor efetivamente investido fechou o ano positivo em R$ 47,1 milhões.

Na prática, os municípios estão mais sujeitos à pressão dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm aplicado sempre acima do que manda a legislação, para atender a crescente demanda.

A maior parte desse adicional custeia, por exemplo, serviços como Atenção Básica (rede de postos de saúde), contrapartida municipal na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Já as internações, cirurgias e exames, em sua maioria, têm como fonte de financiamento os recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde também possui programas específicos que auxilia as prefeituras, mas tenta concentrar seus gastos em saúde através de unidades próprias, como o Hospital das Clínicas de Marília.

O balanço da Secretaria Municipal da Saúde, que será aprestando pela pasta e está sujeito a questionamentos dos vereadores e de qualquer cidadão presente à audiência pública, vai apresentar também os valores dos pagamentos que a Prefeitura fez às instituições que mantém contrato, como o Santa Casa de Marília, Gota de Leite e Hospital Beneficente Unimar.

 

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

24 minutos ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

24 minutos ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

24 minutos ago

HBU realiza cirurgia inédita em Marília para tratamento da próstata

Procedimento em sala cirúrgica do HBU reuniu profissionais de referência (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente…

24 minutos ago

Justiça condena dupla por tentativa de assalto em empresa de Garça; crime teve tiro e imagens

Pistola Glock 9mm teve projétil disparado para o teto dentro da empresa (Foto: Divulgação/PMSP) A…

24 minutos ago

Acusado de tentativa de homicídio em adega vai a júri popular, decide juiz

A Justiça de Marília decidiu levar a júri popular um homem acusado de tentar matar…

24 minutos ago

This website uses cookies.