Marília

Saúde capacita equipes e entrega manual de “valorização à vida”

Material é um guia para profissionais de saúde, de todas as áreas, para lidar com pessoas que manifestam ideações suicidas. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa de Saúde Mental, promoveu nesta segunda-feira (20) uma “Roda de Conversa” com médico psiquiatra, seguido da entrega do material “Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde”. O documento é o mais recente guia para quem trabalha na área.

Pelo conhecimento e contato próximo das pessoas, médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais da Saúde são profissionais estratégicos para observar sinais de alerta ao suicídio.

Pensando no potencial destes servidores, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília distribuiu o material desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde.

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental do município, afirma que o compêndio é resultado de muita pesquisa e análise de dados.

“Esse é um manual muito bem feito, que faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e situa o tema no contexto da Saúde, com tópicos sobre doenças mentais, depressão, uso de álcool e outras drogas. Enfim, esse material aborda os principais fatores de risco e as possibilidades de intervenção do profissional de saúde”, explica a psicóloga.

Simone lembra que o desafio não é apenas de quem trabalha na saúde, mas de toda a sociedade, incluindo familiares, educadores, líderes espirituais, entre outros.

Cada área de conhecimento pode colaborar, com base nas melhores práticas e bons exemplos de ação para a prevenção do comportamento suicida e valorização da vida.

A entrega do material, na Secretaria Municipal da Saúde, foi antecedida de uma “roda de conversa” com o psiquiatra Edson Detregiachi, que faz parte da equipe do Caps – Catavento (Centro de Atenção Psicossocial), serviço da Prefeitura de Marília.

Encontro na Secretaria Municipal da Saúde teve orientação do médico psiquiatra Edson Detregiachi. (Foto: Divulgação)

SAÚDE EM REDE

A rede básica de saúde oferece inúmeras oportunidades, como grupos de atividades físicas, coral, artesanato, atendimento coletivo e multidisciplinar à gestante, ao diabético e hipertenso, entre outros.

As ações, de forma direta ou indireta, favorecem a saúde da mente. As USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam ainda com atendimento em saúde mental. Quando indicado, o usuário do SUS também tem acesso a psiquiatras por meio ambulatório de saúde mental da Famema, Policlínica e do ambulatório da Unimar.

Marília tem ainda os Caps Com-Viver e Catavento, respectivamente com 275 adultos e quase 200 crianças e adolescentes. São “portas-abertas” na rede SUS, ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, às 7h, de segunda a sexta-feira.

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

CVV – SOCIEDADE EM AÇÃO

O Centro de Valorização da Vida é uma iniciativa social, sem fins lucrativos. O serviço realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas por dia.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

44 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

11 horas ago

This website uses cookies.